Seminário Final do Projeto TIK TAK- Human Rights on Hold realiza-se dia 30 de maio

23 Mai, 2023

A FEC, a Par – Respostas Sociais  e a Norsensus vão promover, no próximo dia 30 de maio, entre as 9h30 e as 13h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Seminário Tik Tak – Human Rights on Hold.

O Seminário Tik Tak – Human Rights on Hold, que assinala o fim do projeto Tik Tak e pretende dar a conhecer os seus resultados, terá como tema: “Fim da pandemia COVID-19 e agora?”. A sessão pretende abordar o impacto das medidas adotadas durante a pandemia COVID-19 nos Direitos Humanos e apresentar os principais resultados e conquistas do projeto.

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a  inscrição em: Evento Final – Tik Tak 

Os tempos de crise constituem um terreno fértil para a restrição, ou até mesmo suspensão, dos Direitos Humanos e para o desrespeito da democracia e da rule of law. A pandemia COVID-19, enquanto crise de saúde pública sem precedentes, revelou e acentuou desigualdades, afetando significativamente grupos vulneráveis da população.

Os efeitos da COVID-19 na saúde pública podem vir a ser minorados com a vacinação, mas o seu impacto a outros níveis – social, cultural, económico e político – perdurará.   Neste contexto é essencial a monitorização e advocacy que preconizem uma resposta centrada nos Direitos Humanos, limitando as medidas que os restringem e abordando a vulnerabilidade à violação de direitos de grupos específicos.

O projeto Tik Tak – Human Rights on Hold pretendeu, ao longo de dois anos, contribuir para o reforço de competências de jovens, ONG e dos seus colaboradores, em Direitos Humanos, promovendo a monitorização de políticas públicas e a implementação de campanhas de sensibilização e advocacy, fundamentadas e traduzidas de forma acessível e mobilizadora.

O projeto TiK TaK – Human Rights on Hold, tem como objetivo refletir sobre o impacto das medidas restritivas da COVID-19 nos Direitos Humanos e é promovido pela FEC | Fundação Fé e Cooperação em parceria com a Par – Respostas Sociais e a Norsensus Mediaforum, e financiado pelos EEA Grants no âmbito do Programa Cidadão Ativ@s, gerido, em Portugal, pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto

Consulte o programa do evento abaixo:

Últimas notícias…