Projeto MA TUNINGI organiza formação sobre técnicas agrícolas adaptadas à realidade local
No âmbito do projeto Ma Tuningi, foram formados, no último mês de fevereiro, 20 agricultores modelo, pertencentes às 5 organizações de agricultores beneficiárias da comunidade de Giraúl de Cima, município de Moçâmedes, província do Namibe.
Durante o decorrer da semana de formação, organizada por 4 docentes da Faculdade de Ciências Agrárias do Huambo, instituição parceira da FEC na implementação do projeto, os agricultores modelo aprenderem e refletiram sobre várias técnicas agrícolas adaptadas à realidade local, das quais se destacam:a otimização do consumo de água para irrigação e a produção e utilização de adubação orgânica para minimizar a utilização de produtos químicos.
Abílio Somaquesendje, membro da cooperativa Tchimina, participou na formação e aprendeu a utilizar a técnida da cobertura morta na sua parcela agrícola, afirmando que “agora, em vez de regar 4 vezes por semana, apenas rego 2 vezes, pois a cobertura morta mantém a humidade junto à raiz das plantas”. Assim, “apenas gasto metade da quantidade de gasolina que antes necessitava para abastecer a motobomba”, acrescenta ainda.
A prática de compostagem e adubação orgânica, algo novo na comunidade de Giraúl de Cima, passou também a ser uma realidade para muitas famílias. “Agora sabemos como produzir o nosso próprio adubo”, contou um dos agricultores beneficiários.
O Projeto MA TUNINGI é uma ação integrada no Programa FRESAN – Fortalecimento da Resiliencia e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, financiado pela União Europeia em Angola / European Union in Angola e parcialmente gerida pelo Camões, I.P., que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe.
Últimas notícias…
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
Leitura, criação artística e participação cultural reforçadas na Guiné-Bissau
Ao longo de 2025, a FEC consolidou o seu papel na promoção da literatura infantojuvenil como instrumento de acesso ao conhecimento, expressão criativa e cidadania na Guiné-Bissau. Através do projeto Jovens Leitores, com ações de formação, oficinas, criação artística e...
