Moçambique: Yamukela organiza atividades-extracurriculares para crianças com NEE
O projeto Yamukela tem dinamizado atividades extra-curriculares de dança, teatro, fotografia, pintura e desenho para crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), no Centro de Educação Inclusiva (CREI), em Macia, na Província de Gaza.
Estas atividades de caráter lúdico, livre, manual e corporal funcionam como campos terapêuticos para as crianças melhorarem a sua integração social, promovendo a sua autoestima, afetividade, socialização e desenvolvimento de competências adaptadas a cada realidade.
Hermelinda, monitora de teatro e de dança, afirma que “numa primeira fase estivemos a conhecer a escola, os professores e as crianças para adaptarmos a metodologia a utilizar (…) utilizo sempre dinâmicas ludicas, com uma preparação física inicial para depois trabalhar com as crianças os personagens e as emoções, com base em livros e histórias”.
O monitor Amarildo, artista plástico que trabalha desenho e pintura nas atividades extracurriculares, conta-nos que trabalha com as crianças “para que expressem como se sentem, sem pressões e sem se limitarem a padrões geométricos, para que, através do desenho e da pintura desenvolvam as suas competências. Tenho notado desenvolvimentos significativos com as crianças das escolas”.
O Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Banzo, no âmbito da sua visita ao CREI, teve a oportunidade de acompanhar as atividades dos monitores e conhecer as restantes atividades do projeto.
O Projeto Yamukela: pela Inclusão Social nas Comunidades da Cidade de Maputo é promovido pela Associação Para o Desenvolvimento Juvenil – Khandlelo, em parceria com a FEC, a Universidade Pedagógica de Maputo e a República de Moçambique, e é financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P.
Últimas notícias…
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
Leitura, criação artística e participação cultural reforçadas na Guiné-Bissau
Ao longo de 2025, a FEC consolidou o seu papel na promoção da literatura infantojuvenil como instrumento de acesso ao conhecimento, expressão criativa e cidadania na Guiné-Bissau. Através do projeto Jovens Leitores, com ações de formação, oficinas, criação artística e...
