Angola: Virei recebe campanhas de Educação Alimentar, Nutricional e Higiene
No âmbito do projeto KuPE, estão a decorrer ações de sensibilização em escolas e comunidades do Município do Virei, em Angola. Na última semana a atividade decorreu na Escola Primária Benedito Culiaquita, e os alunos puderem aprender sobre a importância da higienização das mãos para evitar a propagação de doenças, destacando o papel central da comunidade escolar na criação de hábitos mais seguros e saudáveis.
Durante a atividade foi explicado aos alunos o porquê de a higienização das mãos ser tão importante para a saúde. De seguida, os estudantes foram nomeados Monitores do Lavatório, assumindo o compromisso de dar continuidade à ação e incentivar o hábito da lavagem das mãos na escola.
Além da atividade com os alunos, foi também realizada uma demonstração culinária com algumas mulheres da comunidade e com as responsáveis pelo preparo da merenda escolar, com o objetivo de alertar para a importância da alimentação no desenvolvimento das crianças. A demonstração começou com algumas orientações relativamente à higienização dos alimentos a serem preparados, e, depois, todos os participantes participaram na preparação da sopa, desde a lavagem e corte dos ingredientes, até à confeção.
O projeto KuPE – Kulonguela Pala Ekongoko: Educar para a Saúde é implementado pela FEC em parceria com a CUAMM – Médicos com África, com a participação da Cáritas de Angola e é cofinanciado pelo Camões, I.P.
Últimas notícias…
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
Leitura, criação artística e participação cultural reforçadas na Guiné-Bissau
Ao longo de 2025, a FEC consolidou o seu papel na promoção da literatura infantojuvenil como instrumento de acesso ao conhecimento, expressão criativa e cidadania na Guiné-Bissau. Através do projeto Jovens Leitores, com ações de formação, oficinas, criação artística e...
