Moçambique: Formação sobre os 5 domínios do Desenvolvimento da Primeira Infância
O projeto Mbalelé-Mbalelé Hureé iniciou uma formação focada nos 5 domínios de cuidados integrados para o Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI): Aprendizagem Precoce, Saúde, Nutrição, Cuidados Responsivos e Segurança e Proteção.
Cada um destes domínios é abordado e analisado em detalhe, através de debates abertos que explicam o que cada domínio implica, as ações necessárias e as metodologias para trabalhar estes aspetos nos seis módulos formativos a serem trabalhados ao longo do projeto. Os módulos incluem:
- Identidade da Criança
- Ambientes de Aprendizagem
- Relação Adulto-Criança e Criança-Criança
- Instrumentos de Gestão de Grupo
- Trabalho com Família e Comunidade
- Criação de Histórias e Técnicas de Leitura
Neste primeiro ano do projeto, o foco estará nos módulos de Identidade da Criança, Ambientes de Aprendizagem e Relação Adulto-Criança e Criança-Criança.
O ponto de partida foi no polo de Chokwé, na Província de Gaza, onde os beneficiários são educadores de infância e professores do Ensino Básico (de 1ª a 3ª classe) da Escolinha Comunitária e da Escola São Vicente de Paulo. A formação conta ainda com a participação do Técnico do Governo responsável pelo Departamento da Criança de Chokwé, promovendo uma articulação mais eficiente entre os órgãos de decisão e as escolas, no que diz respeito ao Desenvolvimento da Primeira Infância.
O projeto Mbalelé-Mbalelé Hureé – Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo em Moçambique é implementado pela FEC, em parceria com a Associação Juvenil para o Desenvolvimento – Khandlelo e com a Um Pequeno Gesto, com financiamento do Camões, I.P.
Últimas notícias…
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
Leitura, criação artística e participação cultural reforçadas na Guiné-Bissau
Ao longo de 2025, a FEC consolidou o seu papel na promoção da literatura infantojuvenil como instrumento de acesso ao conhecimento, expressão criativa e cidadania na Guiné-Bissau. Através do projeto Jovens Leitores, com ações de formação, oficinas, criação artística e...
