Profissionais de educação juntos para um Desenvolvimento da Primeira Infância mais inclusivo
Foi em Chokwé, distrito de Gaza, a cerca de 215 km da capital moçambicana, que gestores, coordenadores e agentes administrativos de estabelecimentos de ensino se juntaram, entre 13 e 15 de agosto, para uma formação em gestão, administração escolar e inclusão.
A iniciativa faz parte do projeto Mbalelé-Mbalelé Hureé – Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo em Moçambique e tem em vista dotar aqueles profissionais com conhecimentos e ferramentas para promover uma melhor organização dos jardins-de-infância e escolas do ensino básico de Gaza e Maputo.
O desenvolvimento infantil é um processo de aprendizagem através do qual são adquiridas capacidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais. Durante o processo, as crianças vão-se tornando progressivamente mais independentes e autónomas. Neste caminho, a entrada na educação pré-escolar marca um momento decisivo. Trata-se da primeira experiência mais intensa da criança fora do contexto familiar e, ao mesmo tempo, assinala a sua entrada no sistema educacional formal, que a partir daí passará a desempenhar um papel importante no seu desenvolvimento.
O Mbalelé-Mbalelé Hureé intervém nesta etapa, através do reforço de competências de profissionais educativos, pais, encarregados de educação e comunidades, em cinco domínios fundamentais para a proteção da criança: saúde, nutrição, cuidados responsivos, aprendizagem precoce, segurança e proteção.
O objetivo final é contribuir para a implementação de um Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) mais inclusivo, em conjunto com autoridades, profissionais, comunidades, organizações e entidades do ensino superior.
O projeto Mbalelé-Mbalelé Hureé – Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo em Moçambique é implementado pela FEC, em parceria com a Associação Juvenil para o Desenvolvimento – Khandlelo e com a Um Pequeno Gesto, com financiamento do Camões, I.P..
Últimas notícias…
Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau
Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica. Celebrado no passado dia 10, o...
Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula
Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual. Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas...