Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau

13 Set, 2024Guiné-Bissau, homepage, Projeto Mindjoria Pa Mindjer, I Mindjor Pa Tudu Djintis

Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica.

Celebrado no passado dia 10, o acordo acontece no âmbito do reforço do projeto “Mindjoria pa Mindjer, i mindjor pa tudu djintis”, que visa a caraterização da situação da mulher e a prevenção comunitária da Violência Baseada no Género (VBG). Para além do foco na melhoria do acesso a apoios, os termos firmados contemplam ainda a participação do GICJU na sinalização de casos, troca de informação e ações de sensibilização e formação sobre VBG.

A relação entre a FEC e o GICJU tem por base colaborações anteriores em projetos de prevenção da violência. Com a assinatura do novo protocolo, as duas partes reafirmam o compromisso com a promoção da igualdade de género e a proteção dos direitos humanos, fortalecendo as bases para uma sociedade mais justa e segura. O evento contou com a presença do Representante da FEC na Guiné-Bissau, Vitor Santos, e do Diretor Geral do GICJU, Pedro Manuel Gomes.

O projeto Mindjoria pa Mindjer, i mindjor pa tudu djintis é implementado pela FEC, em parceria com a RA – Rede Ajuda, e é financiado pelo Camões, I.P..

Últimas notícias…

“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres

“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres

A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

read more