Educação Inclusiva e Proteção da Criança em destaque em Moçambique
A Educação Inclusiva e a Proteção da Criança foram os temas centrais da Mesa Redonda organizada pelo projeto Yamukela, em Moçambique. O evento reuniu diversos atores, como académicos, representantes de Organizações da Sociedade Civil e membros do Governo, para debater estratégias e partilhar experiências com foco na inclusão de crianças com deficiência.
Durante a discussão, abordou-se a Estratégia de Educação Inclusiva, enfatizando a importância de garantir que todas as crianças tenham acesso igualitário à educação. O desenvolvimento de crianças com deficiência esteve também na base do debate, com a apresentação de boas práticas que já estão a ser implementadas no país, além da identificação de desafios que ainda precisam ser enfrentados.
O principal objetivo do encontro foi promover a reflexão e estimular a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. Acima de tudo, a Mesa Redonda visou melhorar a inclusão social nas comunidades moçambicanas, reforçando a importância de ações concretas para garantir que crianças com deficiência tenham seus direitos plenamente assegurados.
O Projeto Yamukela: pela Inclusão Social nas Comunidades da Cidade de Maputo é promovido pela Associação Para o Desenvolvimento Juvenil – Khandlelo, em parceria com a FEC, a Universidade Pedagógica de Maputo e a República de Moçambique, e é financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P.. Esta ação teve como parceira a Universidade Save.
Últimas notícias…
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
Leitura, criação artística e participação cultural reforçadas na Guiné-Bissau
Ao longo de 2025, a FEC consolidou o seu papel na promoção da literatura infantojuvenil como instrumento de acesso ao conhecimento, expressão criativa e cidadania na Guiné-Bissau. Através do projeto Jovens Leitores, com ações de formação, oficinas, criação artística e...
