Renovado o comprimisso da FEC na Casa de Acolhimento Bambaran, na Guiné-Bissau
Reafirmámos o nosso compromisso com a Casa de Acolhimento Bambaran (CAB) ao assinarmos o protocolo para a II Fase do Projeto IN: Nô Ruma no Kasa, em parceria com a Caritas Diocesana de Bissau. Esta parceria, construída ao longo de vários anos, continua a fortalecer-se com o empenho na proteção das crianças acolhidas pela CAB, promovendo o seu bem-estar nas áreas da educação, apoio familiar e saúde.
O maior objetivo da CAB é cuidar e dar um lar a crianças que, de algum modo, foram rejeitadas pelos seus familiares, que têm Necessidades Educativas Especiais (NEE) ou que são consideradas pela comunidade como crianças irã (crianças “feiticeiras”, por vezes com deficiência ou com crescimento anormal, remetendo estas questões para uma demonização).
Este projeto, além de prever o melhoramento das infraestruturas, do equipamento pedagógico e da capacitação dos recursos humanos, promove a formalização de procedimentos da CAB para maior eficácia na sua gestão, assim como a expansão da oferta formativa nas áreas temáticas das artes e das TIC no Jardim Escola Inclusivo Bambaran (JEIB), que atua num modelo de Educação Inclusiva e dá continuidade aos cuidados proporcionados às crianças da CAB.
Saiba mais sobre o percurso da FEC na CAB aqui.
O projeto IN – Nô Ruma no Kasa é um projeto financiado pela Caritas Alemã e implementado pela Caritas Guiné-Bissau, em parceria com a FEC.
Últimas notícias…
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
Leitura, criação artística e participação cultural reforçadas na Guiné-Bissau
Ao longo de 2025, a FEC consolidou o seu papel na promoção da literatura infantojuvenil como instrumento de acesso ao conhecimento, expressão criativa e cidadania na Guiné-Bissau. Através do projeto Jovens Leitores, com ações de formação, oficinas, criação artística e...
