PESIDE reúne Comité de Pilotagem para monitorizar progresso e reforçar estratégias do projeto
O projeto PESIDE promoveu uma reunião do Comité de Pilotagem, um fórum formal que reúne as principais instituições parceiras para monitorizar a implementação das ações do projeto. Este encontro foi uma oportunidade para avaliar o progresso, identificar desafios e alinhar estratégias para garantir uma implementação eficiente e integrada do projeto.
Durante a reunião, foi feito um ponto de situação em relação à implementação das atividades e produtos previstos, seguido de uma análise aos resultados obtidos pelas instituições parceiras. Além disso, identificaram-se constrangimentos internos e externos, com debate de estratégias e recomendações para os ultrapassar. Os parceiros discutiram cronogramas, prevenindo potenciais sobreposições de agendas, e definiram responsabilidades para as próximas etapas.
A reunião do Comité de Pilotagem destacou-se como um marco importante na trajetória do projeto PESIDE, reforçando a transparência, o diálogo e a cooperação entre os parceiros. A monitorização constante e o ajuste estratégico são pilares que sustentam a eficácia do projeto e garantem que os objetivos traçados sejam atingidos.
A sessão de abertura contou com intervenções de Vítor Santos, Representante da FEC na Guiné-Bissau, Fernando Trabada, Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia (DUE), e o Diretor Geral da DGEPASE, em representação do Ministério da Educação, Ensino Superior e Investigação Científica (MENESIC).
Fazem parte do Comité de Pilotagem: a FEC, enquanto ONGD implementadora do projeto, a Direção Geral de Estudos, Planeamento e Avaliação do Sistema Educativo (DGEPASE), a Direção Geral de Ensino (DGE), a Inspeção Geral de Educação (IGE), a Direção Geral dos Recursos Humanos (DGRH) e o Instituto Nacional de Estatística (INE), para além da DUE enquanto financiador e do MENESIC.
O PESIDE – Planeamento, Estatísticas e Sistemas de Informação ao Serviço do Desenvolvimento da Educação, implementado pela FEC | Fundação Fé e Cooperação em parceria com o Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau, é um projeto financiado pela União Europeia, que reforça o compromisso com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade da Educação na Guiné-Bissau, através de iniciativas que promovem a capacitação e a colaboração entre os atores do setor a nível nacional.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...
