Inauguradas as sedes de 5 cooperativas agrícolas em Angola
No dia 11 de fevereiro, foram oficialmente inauguradas as sedes/armazéns das cinco cooperativas agrícolas do Giraúl de Cima, na Província do Namibe, em Angola. Integradas no projeto MA TUNINGI, as cooperativas estão equipadas para armazenar e transformar os produtos cultivados nos campos demonstrativos, fortalecendo a segurança alimentar e impulsionando a economia local. Os produtos podem ser destinados ao consumo das comunidades ou comercializados, gerando rendimento para diversas famílias.
Antes do aguardado corte da fita, Silvina Carlos, Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa Lhavakama, discursou em nome de todas as cooperativas, realçando a importância do invesmento realizado pelo projeto em formação e no acompanhamento diário pelos técnicos junto dos agricultores, demonstrando “novas culturas e novas formas de trabalhar”, ilustrando este momento como a “concretização de um sonho que agora se torna realidade”.
Abel Kapitango, Vice-Governador para o setor Político, Social e Económico da Província do Namibe, enquadrou o trabalho realizado pela FEC como estruturante naquela região, não esquecendo que os espaços destas infraestruturas estão devidamente legalizados em nome de cada cooperativa.
Por seu lado, o Diretor do Gabinete Provincial da Agricultura do Namibe, Zonza Puissa, ressalvou que “as infraestruturas são uma mais valia que no futuro vão ajudar a diminuir um problema existente na região, a falta de condições de armazenamento de produtos para posterior comercialização. Esta estrutura, pela sua configuração multifuncional permite ainda a transformação alimentar, incluindo conservas. Desta forma, a valorização de produtos pós-colheita será potenciada”.
A cerimónia contou ainda com a presença de Elizete Luís, Administradora Municipal de Sacomar, Hélder Álvaro, Perito Agrário do programa FRESAN, Padre Afonso Castro, Diretor da Caritas Diocesana do Namibe e Sílvia Santos, Gestora do Projeto MA TUNINGI.
O Vice-Governador encerrou o momento sublinhando a “excelente colaboração entre Governo Provincial e FEC” e que, “como servidores públicos que somos, conseguimos trabalhar e responder às expectativas das pessoas nos timings certos e esperamos que estas cooperativas consigam transformar a vidas destas pessoas.” Entregou de seguida, simbolicamente, as chaves do edificio a Silvina Carlos, momento acolhido com uma efusiva salva de palmas.
A construção e apetrechamento destes cinco edifícios orçou cerca de 250.000€, representando uma fatia de 22% do orçamento total do projeto.
O projeto MA TUNINGI é uma ação integrada no Programa FRESAN – Fortalecimento da Resiliencia e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, financiada pela União Europeia e parcialmente gerida pelo Camões, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe.
Últimas notícias…

Importância dos dados estatísticos na educação reforçada em Bijagós, na Guiné-Bissau
Um planeamento educativo eficaz exige informação com qualidade e precisão, salientou-se no passado dia 15 de março, durante um workshop que reuniu diretores regionais de educação, estatísticos e outros profissionais de educação da Sub-região de Bijagós, na...

Abertas pré-inscrições para Workshops de Exploração Literária na Guiné-Bissau
O projeto Jovens Leitores convida estudantes, professores, animadores culturais e apaixonados por literatura a participarem nos Workshops de Exploração Literária, na Guiné-Bissau! Estes workshops oferecem ferramentas inovadoras para dinamizar a leitura junto dos...