Projeto KuPE reforça os sistemas de educação e saúde na província do Namibe
Nos dias 12 e 14 de fevereiro decorreram as sessões de apresentação dos resultados finais do projeto KuPE – Kulonguela Pala Ekongoko: Educar para a Saúde. As atividades foram realizadas a nível municipal no Virei, município prioritário da intervenção, e a nível provincial em Moçâmedes, Namibe. Em ambos os atos a FEC, em conjunto com a CUAMM, parceiro de implementação, apresentou os resultados alcançados durante a execução do projeto.
Na área da educação, destaca-se a capacitação a professores e corpos diretivos, que foram além da escala municipal abrangendo toda a província, bem como a entrega de materiais pedagógicos e equipamentos para reforçar as escolas e a biblioteca municipal do Virei.
Já na área da saúde, foram dinamizadas importantes ações de brigadas móveis, para prestação de cuidados de saúde a grávidas e crianças com menos de cinco anos em zonas remotas do município do Virei, bem como a formação de pessoal e supervisão de unidades sanitárias para aplicação de protocolos de desnutrição aguda.
As ações do KuPE são de extrema importância para a população. Uma alimentação e uma nutrição adequadas nos primeiros 1000 dias de vida têm um forte impacto no desenvolvimento cognitivo e na capacidade de aprendizagem de uma criança.
Cristiano Watumbuka, Coordenador Provincial de Supervisão Pedagógica do Gabinete Provincial da Educação do Namibe, considerou que as ações formativas “reforçaram, de forma significativa, as competências profissionais e pedagógicas dos agentes educativos envolvidos”, possibilitando a mobilização de conhecimentos e estratégias que, “por um lado, possam impulsionar a aprendizagem dos alunos e, por outro, fomentar uma maior participação democrática e ativa da comunidade escolar para a resolução dos problemas inerentes à instituição”.
Para o responsável, a implementação do Projeto Educativo da Escola (PEE) – um instrumento que traça as políticas educativas da escola, construído de forma colaborativa entre docentes, alunos e comunidade – constitui “uma importante ferramenta da gestão escolar”.
O projeto KuPE – Kulonguela Pala Ekongoko: Educar para a Saúde é implementado pela FEC em parceria com a CUAMM – Médicos com África, com a participação da Cáritas de Angola, e é cofinanciado pelo Camões, I.P..
Últimas notícias…

Sevilha: ONU renova compromissos, mas desafios no financiamento persistem
A FEC – Fundação Fé e Cooperação e IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, integrados na delegação da Plataforma Portuguesa das ONGD, estiveram presentes esta semana na 4.ª Conferência sobre Financiamento para o Desenvolvimento (Ff4D), que terminou ontem, ao final da...

FEC e IMVF levam recomendações para financiamento mais justo à 4.ª Conferência das Nações Unidas sobre Financiamento para Desenvolvimento
Financiamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em colapso: O défice global para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável duplicou para 4 mil milhões de dólares. Dívida e injustiça fiscal sufoca países mais pobres: dois terços dos países de...