Quadro de Ação para Políticas Coerentes sobre Desenvolvimento e Segurança
Já está disponível o Quadro de Ação para Políticas Coerentes sobre Desenvolvimento e Segurança!
Assinalando hoje, 5 de março, o Dia Internacional para o Desarmamento e a Não-Proliferação, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2022, relembramos que a ligação entre segurança e desenvolvimento é agora mais relevante do que nunca. Num mundo onde a conflitualidade e a violência estão a aumentar – e com elas os impactos humanos, económicos e sociais – torna-se ainda mais urgente promover a coerência entre os direitos humanos e os objetivos globais do desenvolvimento sustentável.
O Dia Internacional para o Desarmamento e a Não-Proliferação é celebrado todos os anos a 5 de março com o objetivo de sensibilizar o público para a importância das ações de desarmamento na prevenção de conflitos e guerras. Neste dia, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, lembra que o futuro da humanidade depende do investimento no maquinário da paz e não no da guerra. Desde 1945, os objetivos do desarmamento multilateral têm sido centrais na agenda internacional de paz e segurança.
A paz é a principal e absolutamente necessária condição para um processo de desenvolvimento que permita a prosperidade económica, a justiça social e a preservação ambiental.
É neste sentido que a FEC e o IMVF apresentam o Quadro de Ação para Políticas Coerentes sobre Desenvolvimento e Segurança, um documento que: analisa o ponto de situação atual; desfaz mitos e perceções equivocadas; apresenta os enquadramentos políticos existentes; identifica interligações coerentes e práticas incoerentes; propõe recomendações concretas para fortalecer as interligações positivas.
Este é um documento de referência para todos os que desejam aprofundar conhecimento sobre o tema e constitui uma ferramenta de trabalho essencial para atores do desenvolvimento.
Como refere António Guterres:
“As soluções estão nas nossas mãos. Cultivar uma cultura de paz significa substituir a divisão, a fragilização e o desespero por justiça, igualdade e esperança para todos. Significa centrarmo-nos na prevenção de conflitos; impulsionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; promover os direitos humanos; e enfrentar todas as formas de discriminação e ódio.”
António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, no Dia Internacional da Paz 2024.
—-
Os materiais produzidos no âmbito do “Coerência – O Eixo do Desenvolvimento” podem ser consultados através do site oficial do projeto e das redes sociais da FEC e do IMVF. O projeto “Coerência – O Eixo do Desenvolvimento” é uma parceria entre a FEC e o IMVF com o cofinanciamento do Camões, I.P..
Este documento enquadra-se na produção de conhecimento e sensibilização sobre CPD, complementado por outros estudos e papers elaborados. Para uma análise mais aprofundada sobre esta temática, consultar o estudo Desenvolvimento e Segurança: Desafios e (In)coerências (2020) e o website www.coerencia.pt.
As opiniões veiculadas no paper são da responsabilidade exclusiva da autora, não exprimindo posições institucionais nem vinculando qualquer instituição.
Últimas notícias…

Importância dos dados estatísticos na educação reforçada em Bijagós, na Guiné-Bissau
Um planeamento educativo eficaz exige informação com qualidade e precisão, salientou-se no passado dia 15 de março, durante um workshop que reuniu diretores regionais de educação, estatísticos e outros profissionais de educação da Sub-região de Bijagós, na...

Abertas pré-inscrições para Workshops de Exploração Literária na Guiné-Bissau
O projeto Jovens Leitores convida estudantes, professores, animadores culturais e apaixonados por literatura a participarem nos Workshops de Exploração Literária, na Guiné-Bissau! Estes workshops oferecem ferramentas inovadoras para dinamizar a leitura junto dos...