FEC é certificada como Empresa Familiarmente Responsável
Na viragem para 2025, a FEC foi certificada como Empresa Familiarmente Responsável (efr), tornando-se a primeira organização, a nível mundial, a obter esta distinção em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. Este reconhecimento reforça o compromisso da Fundação em promover um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores.
O Modelo efr é abordagem que privilegia o desenvolvimento integral das pessoas que integram as organizações, que procura conciliar o trabalho com a vida pessoal e familiar, permitindo que os colaboradores se desenvolvam em todas as suas dimensões: pessoal, familiar, lazer, espiritual e profissional. Promovido pela Fundación Másfamilia, o processo de certificação teve início com as auditorias internas e externas aos cinco pilares estratégicos de uma organização efr: qualidade no emprego, flexibilidade temporal e espacial, apoio à família, desenvolvimento pessoal e profissional e igualdade de oportunidades.
Para a FEC, é prioritário garantir um ambiente de trabalho que potencie o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador, promovendo o equilíbrio entre os desafios profissionais e a vivência dos seus projetos de vida. Como destaca Jorge Líbano Monteiro, Presidente do Conselho de Administração, “Acreditamos no desenvolvimento holístico de cada pessoa e queremos que a nossa missão se concretize, primeiramente, nas pessoas que connosco trabalham.”
A certificação efr resultou da adoção de várias medidas, como horários flexíveis e possibilidade de trabalho remoto, compensação salarial em caso de baixa médica, período de descanso após viagens internacionais, entre outras.
O reconhecimento agora concedido não é um ponto de chegada, mas um compromisso contínuo. Todos os anos, as medidas são revistas e ajustadas para garantir que respondem às necessidades dos colaboradores. Um consultor externo acompanha este processo, assegurando a evolução e melhoria das políticas de conciliação.
A FEC reafirma, assim, o seu compromisso com um modelo de gestão mais humano, promovendo um ambiente de trabalho onde cada pessoa se sinta valorizada, respeitada e motivada a crescer.
Últimas notícias…

Acolhimento de crianças na Guiné-Bissau mais resiliente, com o projeto Nô Ruma No Kasa
Terminou, em setembro, a segunda fase do projeto Nô Ruma No Kasa, que procura melhorar a qualidade habitacional e o funcionamento da Casa de Acolhimento Bambaran (CAB), na Guiné-Bissau. Esta etapa foi marcada pela implementação de novos procedimentos e documentos...

Peregrinos de Esperança: FEC participa no Jubileu do Mundo Missionário
“No coração de cada pessoa, encerra-se a esperança como desejo e expectativa do bem, apesar de não saber o que trará consigo o amanhã” Papa Francisco, Bula de proclamação do Jubileu ordinário do ano 2025Entre 3 e 6 de outubro a equipa da FEC estará em Roma para viver,...