Projeto MA TUNINGI resultou numa comunidade agrícola mais resiliente no Giraúl de Cima, em Angola
Após 39 meses de intervenção, chegou ao fim o projeto MA TUNINGI, uma iniciativa de desenvolvimento rural que potenciou a agricultura familiar e o cooperativismo para o aumento da produtividade e diversidade de alimentos junto de 200 famílias de agricultores na comunidade do Giraúl de Cima, província do Namibe, em Angola.
O encerramento do projeto, em março passado, foi marcado pela apresentação pública de resultados e pela transferência de infraestruturas e equipamentos às cinco cooperativas beneficiárias, incluindo sistemas de abastecimento de água e irrigação, bem como sedes com armazém e cozinha com área para transformação de produtos alimentares. Estes cinco edifícios representam 22% do orçamento total do projeto e foram concebidos para promover sustentabilidade a longo prazo.
Com uma forte componente de capacitação técnica, o MA TUNINGI promoveu a adoção de práticas agrícolas que visam o aumento da produtividade, a diversidade alimentar, o uso sustentável dos solos e o controlo de pragas e doenças. Destaque ainda para o fortalecimento das organizações de produtores, com formação intensiva e assistência em cooperativismo, gestão e organização interna, processamento e transformação, armazenamento e comercialização de produtos alimentares.
O projeto acompanhou, em regime de proximidade, 20 agricultores modelo que fazem parte da comunidade e produziu quatro estudos técnicos, com apoio do setor privado e da academia, que abordam temas críticos do contexto local físico, económico e humano.
O MA TUNINGI foi implementado em estreita colaboração com as Autoridades Locais, num caminho conjunto que passou por etapas enriquecedores do capital humano e pela edificação de infraestruturas que irão perdurar décadas, contribuindo para a resolução de problemas dos agricultores.
O projeto MA TUNINGI é uma ação integrada no Programa FRESAN – Fortalecimento da Resiliencia e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, financiada pela União Europeia e parcialmente gerida pelo Camões, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe.
Últimas notícias…

“Este cenário inquieta-nos, mas não nos desalenta”. FEC quer trazer fraternidade às relações internacionais
Foi de forma resoluta e com ênfase na ação que a Diretora Executiva da FEC, Ana Patrícia Fonseca, encerrou o Colóquio “Fraternidade: Novo nome para a Paz”, no passado dia 10, no Auditório da Rádio Renascença, em Lisboa. No ano em que a Fundação celebra 35 anos de...

Comunicado Final: XVI Encontro dos Bispos dos Países Lusófonos
1. Sob o lema “viver a paz na hospitalidade”, decorreu em Lisboa (Portugal), de 9 a 12 de setembro de 2025, o XVI Encontro de Bispos dos Países Lusófonos, que terminou em Fátima com a participação na Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de setembro....