Em Moçambique, brincar é um direito mágico e encantado
Crianças, famílias e educadores reuniram-se no passado sábado, dia 14 de junho, na Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique, para celebrar o Direito ao Brincar.
Jogos, danças e outras atividades lúdicas e culturais fizeram parte da “Feira do Brincar”, um evento promovido pelo projeto Mbalelé Mbalelé Hureé, que assinalou o brincar como um direito fundamental das crianças.
Sob o lema “Brincar: Um direito mágico e encantado”, os mais pequenos estiveram no foco da ação, que contou com a presença do Reitor da universidade, Professor Jorge Ferrão, e da esposa do Secretário de Estado da Cidade de Maputo, Sheila Dimande.
A par da componente lúdica, foram desenvolvidas rodas de conversa sobre a importância do brincar, para o desenvolvimento infantil, e prestaram-se serviços de avaliação e aconselhamento nutricional para crianças e adultos.
Para a organização, foi um evento “especial”, com “muita alegria” que proporcionou “momentos inesquecíveis para crianças, famílias e educadores.”
O projeto Mbalelé-Mbalelé Hureé – Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo em Moçambique é implementado pela FEC, em parceria com a Associação Juvenil para o Desenvolvimento – Khandlelo e com a Um Pequeno Gesto, com financiamento do Camões, I.P..
Últimas notícias…
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
Leitura, criação artística e participação cultural reforçadas na Guiné-Bissau
Ao longo de 2025, a FEC consolidou o seu papel na promoção da literatura infantojuvenil como instrumento de acesso ao conhecimento, expressão criativa e cidadania na Guiné-Bissau. Através do projeto Jovens Leitores, com ações de formação, oficinas, criação artística e...
