Representantes da União Europeia, Portugal e Angola visitam o projeto MA TUNINGI
A Embaixadora da União Europeia (UE), Rosário Bento Pais, e o Embaixador de Portugal, Francisco Alegre Duarte, juntaram-se ao Secretário de Estado Angolano da Agricultura e da Pecuária, Castro Camarada, para a última reunião do Comité de Direção do FRESAN, programa financiado pela UE no sul de Angola. O encontro incluiu uma visita ao projeto MA TUNINGI, que a FEC implementou no Girául de Cima, província do Namibe, com o objetivo de reduzir a fome, a pobreza e a vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional naquela comunidade.
“Marcou-me de forma profunda”. Foi com estas palavras que Abílio Somaquesendje, “agricultor modelo” do projeto MA TUNINGI, ilustrou o impacto da experiência da intervenção junto da comitiva que, na manhã de 15 de julho, visitou os campos onde produz várias culturas. Referia-se à técnica da “cobertura morta”, um tipo de manto, feito com palha da própria lavra, que atua como adubo orgânico e mantém o solo húmido, protegido dos raios solares.
“É uma coisinha pequenina, mas a mim marcou-me de forma pessoal”, referiu Somaquesendje enquanto partilhava com o Embaixador português como as técnicas aprendidas, ao longo de cerca de três anos de projeto, vieram permitir aumentar a produção e a qualidade dos alimentos. A figura do “agricultor modelo” foi central no MA TUNINGI. Depois de testadas as novas técnicas, era sua a responsabilidade de acompanhar outros agricultores, facilitando a replicação das aprendizagens.
O projeto terminou em março de 2025, mas o trabalho continua. “O bom funcionamento das cooperativas, vendendo os excedentes de produção e transformando aquilo que não conseguem vender, como vimos com o doce de goiaba e de mamão, trará rendimento extra”, constatou a Embaixadora Rosário Bento Pais, na sequência da visita às instalações da Tukuateny Pamu, uma das cinco cooperativas agrícolas apoiadas ao nível da gestão.
Para a diplomata europeia, daqui para a frente, os agricultores vão poder caminhar autonomamente. Uma visão partilhada pelo Embaixador Francisco Alegre Duarte, que validou positivamente o trabalho da FEC no projeto e o seu contributo para os objetivos do FRESAN. “Foi para isso que este programa foi criado e estas pessoas estiveram aqui a trabalhar a seu lado”, afirmou durante a partilha de Somaquesendje.
A visita contou ainda com a presença dos Vice-governadores das províncias de Cunene, Huíla e Namibe, abrangidas pelo programa da União Europeia; do representante da Casa Civil da Presidência da República de Angola; de pontos focais de vários ministérios do governo central; e de outras autoridades formais e tradicionais. Todos tiveram a oportunidade de testemunhar os resultados do projeto, através dos relatos e da vivência dos seus protagonistas.
O programa terminou com uma demonstração de processamento e degustação de produtos alimentares, como é o caso dos doces de mamão e goiaba, produzidos por um grupo de mulheres da comunidade, e a moagem de milho, que é agora possível através dos equipamentos instalados pelo projeto.
O projeto MA TUNINGI é uma ação integrada no Programa FRESAN – Fortalecimento da Resiliencia e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, financiada pela União Europeia e parcialmente gerida pelo Camões, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe.
Últimas notícias…

“Este cenário inquieta-nos, mas não nos desalenta”. FEC quer trazer fraternidade às relações internacionais
Foi de forma resoluta e com ênfase na ação que a Diretora Executiva da FEC, Ana Patrícia Fonseca, encerrou o Colóquio “Fraternidade: Novo nome para a Paz”, no passado dia 10, no Auditório da Rádio Renascença, em Lisboa. No ano em que a Fundação celebra 35 anos de...

Comunicado Final: XVI Encontro dos Bispos dos Países Lusófonos
1. Sob o lema “viver a paz na hospitalidade”, decorreu em Lisboa (Portugal), de 9 a 12 de setembro de 2025, o XVI Encontro de Bispos dos Países Lusófonos, que terminou em Fátima com a participação na Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de setembro....