Organizações e entidades do Niassa reforçam compromisso com Tolerância Zero às Uniões Prematuras
O projeto Crescer Sem Pressa reuniu entidades governamentais e organizações da sociedade civil para a concertação de um Memorando Conjunto de Tolerância Zero às Uniões Prematuras na Província do Niassa, em Moçambique.
O objetivo deste memorando é afirmar um posicionamento comum entre as instituições governamentais e as organizações da sociedade civil do Niassa, demonstrando um compromisso coletivo com a proteção da rapariga e com a promoção de uma cultura de tolerância zero face às uniões prematuras.
O documento será assinado pelos representantes máximos das principais entidades governamentais da província, incluindo as Direções Provinciais de Género, Criança e Ação Social, Saúde, Educação, a Procuradoria da Província do Niassa, os Serviços de Justiça e Trabalho e o IPAJ, com conhecimento do Gabinete do Secretário de Estado do Niassa e do Gabinete da Governadora da Província. Na reunião de concertação estiveram presentes os responsáveis das áreas de género dessas instituições.
As partes envolvidas reafirmaram a sua determinação em colocar os direitos da criança, em particular da rapariga, no centro da sua atuação, promovendo um ambiente que respeita, valoriza e protege as meninas contra as uniões prematuras e todas as formas de violência, em conformidade com a Lei n.º 7/2008, de 9 de julho (Promoção e Proteção dos Direitos da Criança), e a Lei n.º 19/2019, de 22 de outubro (Prevenção e Combate às Uniões Prematuras).
Este memorando servirá como referência para uma campanha de comunicação lançada pelo projeto Crescer Sem Pressa, afirmando o compromisso firme das instituições e organizações envolvidas. Será também uma ferramenta essencial nas ações de advocacia e lobby, reforçando perante os decisores políticos a importância da proteção da rapariga, e um instrumento de fortalecimento do trabalho em rede ao longo do projeto.
Participaram nesta reunião de concertação a AMODES – Associação Moçambicana para o Desenvolvimento Sustentável, o FOFeN – Fórum das Organizações Femininas no Niassa e a ACABE – Associação Amigos da Criança Boa Esperança.
Esta ação insere-se no projeto Crescer Sem Pressa, implementado pela FEC, em parceria com a Direção Provincial do Género, Criança e Ação Social do Niassa, a Associação Amigos da Criança Boa Esperança, a Universidade Rovuma e a Associação Ser Mais Valia, com o financiamento do Camões, I.P..
Últimas notícias…
Este Natal, há presentes que oferecem futuro: Os Presentes Solidários estão de volta!
A FEC – Fundação Fé e Cooperação lança hoje a edição de 2025 dos Presentes Solidários, uma iniciativa que, desde 2006, convida cada pessoa a oferecer um postal de natal especial: um postal que representa um bem concreto que é entregue a comunidades dos oito países...
COP30 Clima – Mutirão sem rumo, exclui roteiro para abandonar combustíveis fósseis
Um Acordo final é sempre positivo, mas a Conferência da “implementação” termina em Belém sem resposta suficiente à urgência climática e mantém-nos numa trajetória de aquecimento de 2,5 graus em relação à era pré-industrial; roteiros contra desflorestação e para o...
