Aprender fazendo: formadores do Niassa refletem sobre pedagogia e novas formas de ensinar

13 Out, 2025homepage, Moçambique, Projeto Crescer Sem Pressa

Está a decorrer, em Lichinga, na sala de formação da Direção Provincial de Género, Criança e Ação Social, uma formação pedagógica que está a reunir formadores de diferentes entidades governamentais e organizações da sociedade civil. Durante duas semanas, estes profissionais estão a repensar a forma como ensinam, aprendem e atuam no terreno, num espaço de partilha facilitado por Lincoln da Silva, voluntário da Associação Ser Mais Valia.

Com um modelo integrado, a formação combina dez manhãs de sessões em sala com três dias de tutorias presenciais nas instituições de trabalho dos participantes. Esta metodologia convida a aprender fazendo, tornando a aprendizagem mais viva e próxima da realidade de cada formador.

Mais do que transmitir conteúdos, o formador tem incentivado cada participante a refletir sobre o seu próprio trabalho, a questionar práticas e a descobrir novas formas de melhorar o impacto das suas ações no dia a dia.

Não estamos apenas a receber conteúdos, o formador está a levar-nos a pensar nas nossas ações do nosso trabalho e em como podemos melhorar”, partilhou Valentina Valentim, do Gabinete do Secretário do Estado para Assistência as Entidades Descentralizadas e Gestão Comunitária.

Ao longo dos dias, têm sido abordadas questões como a forma de definir objetivos, planear ações e adaptar estratégias às realidades locais. As conversas em grupo, sobre temas como as uniões prematuras e o equilíbrio entre legislação e cultura, têm gerado debates construtivos.

No final, cada participante levará consigo não só novas ferramentas, mas também a missão de replicar esta experiência junto dos técnicos distritais dos oito distritos da Província do Niassa, multiplicando aprendizagens e reforçando a rede de atores locais.

Estão envolvidas as principais Direções Provinciais de resposta à rapariga e à criança, incluindo as Direções do Género, Criança e Ação Social, Justiça, Educação, Saúde, IPAJ, Procuradoria e o Gabinete do Secretário do Estado para Assistência às Entidades Descentralizadas e Gestão Comunitária.

Esta formação insere-se no projeto Crescer Sem Pressa: O Futuro das Meninas no Niassa, que pretende fortalecer a rede de atores e a sua eficácia de ação na promoção da Tolerância Zero às Uniões Prematuras, contribuindo para o alcance da Igualdade de Género e o empoderamento de todas as mulheres e raparigas (ODS 5). É implementado pela FEC, em parceria com a Direção Provincial do Género, Criança e Ação Social do Niassa, a Associação Amigos da Criança Boa Esperança, a Universidade Rovuma e a Associação Ser Mais Valia, com o financiamento do Camões, I.P..