“Vida di Mindjer”: Teatro do Oprimido leva o tema da Violência Baseada no Género às tabancas de Cacheu
A Violência Baseada no Género (VBG) continua a afetar profundamente a vida de muitas mulheres guineenses. Com o objetivo de sensibilizar as comunidades para o seu combate e prevenção, a FEC, em parceria com o GTO – Grupo de Teatro do Oprimido da Guiné-Bissau, está a levar o Teatro Fórum às tabancas mais vulneráveis da região de Cacheu.
O Teatro do Oprimido é uma metodologia participativa e transformadora que utiliza jogos, exercícios e técnicas teatrais para envolver o público diretamente na ação. Nesta abordagem, o público deixa de ser apenas espectador para se tornar protagonista, intervindo no desenrolar da história, debatendo as situações apresentadas e ajudando a encontrar soluções para os desafios vividos pelas mulheres guineenses no seu dia a dia.
Através do espetáculo “Vida di Mindjer”, o GTO promove o diálogo e o empoderamento das comunidades, dando voz a quem raramente é ouvido e criando espaços de reflexão e mudança coletiva.
Esta iniciativa insere-se no projeto Mindjoria pa Mindjer, i mindjor pa tudu djintis, que em crioulo da Guiné-Bissau significa “ Uma melhor vida para a mulher, é uma melhor vida para toda a gente”.
O projeto pretende contribuir para que mulheres e homens sejam agentes de mudança no que respeita a normas sociais discriminatórias, estereótipos de género e fatores de conflito associados ao género. É implementado pela FEC, em parceria com RA – Rede Ajuda, e é financiado pelo Camões, I.P..
Últimas notícias…
COP 30: O caminho é claro, mas é preciso percorrê-lo
Iniciou esta semana, no Brasil, a Conferência do Clima das Nações Unidas. O tom é de urgência, no meio do ruído das câmaras e da sub-representação de partes importantes, como os EUA. Os esforços para conter o aquecimento global não têm sido suficientes, e o debate...
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
