Congresso Internacional “Primeira Infância: por um Cuidado Integral” debate abordagens integradas para o desenvolvimento infantil

21 Mai, 2026Geral, homepage, Moçambique, Projeto Mbalelé-Mbalelé Hureé

Nos dias 1, 2 e 3 de junho realiza-se o Congresso Internacional “Primeira Infância: por um Cuidado Integral”, reunindo especialistas, investigadores/as, profissionais, instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e entidades públicas de Moçambique e Portugal para refletir sobre os desafios e oportunidades associados ao desenvolvimento integral da criança.

A iniciativa decorrerá em formato híbrido — presencial e online — nos dois primeiros dias, em Maputo, e exclusivamente online no terceiro dia. O congresso é promovido em parceria entre a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), a Fundação Fé e Cooperação (FEC), a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Universidade Pedagógica de Maputo (UPM)

Ao longo dos três dias, serão abordados temas centrais para o desenvolvimento integral da criança, através de mesas redondas, workshops, momentos culturais e sessões temáticas que promovem o diálogo interdisciplinar e a partilha de experiências.

Entre os temas em destaque estarão a segurança e proteção da criança, a nutrição adequada, a saúde no desenvolvimento infantil, a educação e aprendizagem precoce, os cuidados responsivos e o papel da literatura infantil enquanto ferramenta de cuidado e desenvolvimento.

A Comissão Organizadora é constituída por Ana Gomes (ESEPF), Ana Pinheiro (ESEPF), Diovargildio Chauque (UPM), Joana Peixoto (FEC), Marta Monteiro (FEC), Natércia Malauene (UEM), Paula Pequito (ESEPF) e Rosa Muchuine (FEC).

A inscrição é obrigatória e deverá ser feita AQUI.

Programa

1 de junho | FACED – Universidade Eduardo Mondlane

Presencial e com transmissão online
(Fuso horário de Moçambique)

08h00 – Acolhimento
08h55 – Momento Cultural
09h00 – Abertura e Boas-vindas
09h30 – Momento Cultural
09h45 – Mesa Redonda | Segurança e Proteção da Criança na Primeira Infância: O Papel das Instituições de Ensino Superior face à desnutrição infantil, ambientes familiar e comunitário de alto risco e inseguros para a criança
11h00 – Intervalo
11h20 – Workshops | Domínio da Segurança e Proteção e Domínio da Nutrição Adequada
13h20 – Momento Cultural
13h30 – Notas finais
13h50 – Lanche

2 de junho | FEP – Universidade Pedagógica de Maputo

Presencial e com transmissão online
(Fuso horário de Moçambique)

07h30 – Acolhimento
08h30 – Momento Cultural
08h35 – Abertura e Boas-vindas
09h00 – Saúde no Desenvolvimento na Primeira Infância: Abordagens, Desafios e Perspetivas
10h50 – Momento Cultural
11h00 – Educação e Aprendizagem Precoce na Primeira Infância: Desafios e Perspetivas
12h55 – Notas finais
13h00 – Lanche

3 de junho | ESEPF – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Exclusivamente online
(Fuso horário de Portugal)

08h30 – Acolhimento
08h35 – Cuidados Responsivos: do quotidiano à intencionalidade pedagógica
10h00 – Literatura na Primeira Infância: histórias que cuidam
11h30 – Intervalo
11h45 – Da estratégia à ação: alianças para a primeira infância
13h15 – Encerramento

O congresso integra o projeto Mbalelé-Mbalelé Hureé | Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo em Moçambique, implementado pela FEC, em parceria com a Associação Juvenil para o Desenvolvimento – Khandlelo e com a Um Pequeno Gesto, com financiamento do Camões, I.P.. O projeto pretende contribuir para a implementação de um Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo para crianças dos 3 aos 8 anos da Cidade de Maputo e da Província de Gaza, em articulação com autoridades, profissionais, comunidades, organizações e instituições de ensino superior.

Neste contexto, procura reforçar as competências de profissionais, pais, encarregados/as de educação e comunidades, promovendo abordagens integradas centradas nos cinco domínios dos cuidados integrados de proteção da criança no DPI Inclusivo: saúde, nutrição, cuidados responsivos, aprendizagem precoce, segurança e proteção.

Últimas notícias…

Europa, sê fiel à nossa Casa Comum

Europa, sê fiel à nossa Casa Comum

​Enquanto a crise energética e os conflitos globais destacam, mais uma vez, a vulnerabilidade do nosso continente, apelamos à União Europeia (UE) para que seja fiel aos seus valores fundadores da dignidade humana e do respeito aos direitos humanos, e estabeleça metas...

read more