25 anos da FEC
Mais de 400 pessoas apagaram as velas da FEC em 2015, nos vários locais onde os eventos comemorativos dos seus 25 anos de vida tiveram lugar.
Colaboradores, parceiros, apoiantes, comunidades, amigos. Muitos são os que juntamente com a FEC unem esforços, tempo e energia em ações pelo bem comum e pela dignidade humana, alimentando continuamente a chama de um mundo mais justo, onde, segundo o Papa Francisco, “não há fronteiras que permitam isolar-nos, nem há espaço para a globalização da indiferença”.
Nestes 25 anos, a maior prenda que a FEC recebeu e continua a receber é a possibilidade de gerar transformação social, propiciar oportunidades, dar acesso a mais direitos promovendo assim o desenvolvimento integral nesta grande casa comum que é o mundo.
Campanha de Quaresma 25 anos FEC junto das Dioceses
Celebrar a Quaresma é renovar o sentimento de pertença à família fraterna que se estende pelos povos do mundo. Na Guiné-Bissau, os 25 Centros de Recuperação Nutricional geridos pela Cáritas Guiné-Bissau receberam um extraordinário contributo das dioceses de Vila Real, Viana do Castelo, Leiria-Fátima, Porto, Funchal, Lamego, Beja, Setúbal, Viseu, Bragança-Miranda, Guarda, Algarve e Santarém, no valor de 138 mil euros. Soma que representa a melhoria da vida de 60 mil crianças, 10 mil famílias, 320 comunidades e possibilita a formação de 75 colaboradores e diretores dos Centros de Recuperação Nutricional.
Gala dos Direitos da Criança “Mininesa i no dritu”
No âmbito do projeto “Bambaram di Mininu” promovido pela Cáritas Guiné-Bissau, em parceria com a FEC, no Centro Cultural Francês, marcaram presença 250 pessoas na “Gala dos Direitos da Criança ‘Mininesa i no dritu”. Durante o evento, foi lançado o “Observatório Nacional dos Direitos da Criança”, seguido da apresentação do documentário “5 Crianças, 5 Direitos e um concerto de Karyna Gomes. Esta ocasião foi também o momento de celebrar os 25 anos da FEC e 15 anos da sua presença na Guiné-Bissau.
(Re)encontros com sentido
Para celebrar os 25 anos da FEC com aqueles que para ela contribuíram com o seu trabalho e dedicação, o “Re)encontros com sentido” juntou na Associação Casa Velha, em Ourém, cerca de 80 pessoas. Pessoas que fizeram e fazem parte desta instituição, entre colaboradores, voluntários, membros dos Conselhos de Fundadores, de Administração e de Assessores da FEC – representado este último pelo seu acarinhado presidente, o Monsenhor José Alvez Cachadinha – e familiares.
Audiência com o Papa Francisco
A FEC renovou o seu compromisso de contribuir para uma humanidade onde cada pessoa possa viver com dignidade, numa audiência com o Papa Francisco, que recebeu um conjunto de publicações comemorativas dos 25 anos da FEC bem como um pano típico da Guiné-Bissau, acolhendo o pedido de rezar pelo futuro do país. César da Costa, um dos colaboradores guineenses mais antigos da FEC na Guiné-Bissau, fez parte da delegação numa viagem marcante para todos os que nela participaram.
Repensar a Cooperação, Reinventar o Desenvolvimento
O Seminário “Repensar a Cooperação, Reinventar o Desenvolvimento”, promovido pela FEC na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, teve a casa cheia com cerca de 90 participantes. Contou com um painel de ilustres oradores nacionais e internacionais que lançaram importantes desafios para todos aqueles que acreditam que refletir sobre os caminhos, os resultados e as propostas de cooperação é condição necessária para um desenvolvimento mais sustentável.