Uma Exploração Indigna
Num vídeo divulgado aquando da Jornada Mundial da Oração pela Criação, o Papa Francisco evidência uma vez mais a sua preocupação pela nossa casa comum. Neste vídeo, o Papa,o chefe da Igreja Católica acusa os países e as empresas do Norte de terem enriquecido através da exploraçãodos recursos do Sul, gerando com isso uma “dívida ecológica”. O Papa alerta não só para a perversidade desta diívida, mas também para os impatos que esta situação causa, defendendo que os recursos do planeta devem ser repartidos de “forma mais justa e equilibrada”.
Conhecido pelas suas opiniões francas sobre a pobreza e o ambiente, este não é o primeiro alerta do Papa sobre esta temática.
A interligação entre pobreza, ambiente e dignidade é também ela conhecida e não pode ser ignorada. Assim, na promoção de políticas que impactem os países do Sul global é necessário garantir a coerência na ação e nos efeitos.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...


