Formação de Agentes Educativos na Beira
No passado dia 20 de janeiro de 2022, realizou-se o encontro formativo “A partir do coração: O lado afetivo da Educação”, inserido no âmbito das atividades de Formação e Capacitação de Profissionais de Educação do Projeto Somos Moçambique II.
“A minha capacidade de acolher, durante o ciclone Eloise, um vizinho com quem não tinha uma boa relação”, “Superar o desafio de não ter nada, após o ciclone Idai e procurar forças para seguir em frente e sobreviver”, “Durante a pandemia aprendi a cuidar-me para cuidar dos outros” ou “A lecionação das aulas em tendas fixadas em terrenos encharcados e a capacidade dos meninos receberem a matéria”. Estes são alguns dos testemunhos dados pelos formandos, após refletirem sobre experiências pessoais e profissionais, e sobre que qualidades conseguiram descobrir em si próprios durante situações críticas na sua vida pessoal e coletiva.
O encontro, destinado aos diretores dos Jardins de Infância e das Escolas Primárias que integram o projeto, foi dinamizado pela Professora Helena Marujo, da Universidade de Lisboa, e teve como objetivo a partilha de reflexões sobre questões como a Resiliência, Afetos, Relações e Educação para o Bem-Estar.
O Projeto Somos Moçambique é promovido pela FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, pela FEC | Fundação Fé e Cooperação e VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, e cofinanciado pelo Camões, I.P., Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.
Últimas notícias…
Este Natal, há presentes que oferecem futuro: Os Presentes Solidários estão de volta!
A FEC – Fundação Fé e Cooperação lança hoje a edição de 2025 dos Presentes Solidários, uma iniciativa que, desde 2006, convida cada pessoa a oferecer um postal de natal especial: um postal que representa um bem concreto que é entregue a comunidades dos oito países...
COP30 Clima – Mutirão sem rumo, exclui roteiro para abandonar combustíveis fósseis
Um Acordo final é sempre positivo, mas a Conferência da “implementação” termina em Belém sem resposta suficiente à urgência climática e mantém-nos numa trajetória de aquecimento de 2,5 graus em relação à era pré-industrial; roteiros contra desflorestação e para o...

