Poesia, ilustrações, música e exploração literária: assim foi a apresentação do projeto Jovens Leitores
No passado sábado, 9 de novembro, o Centro Cultural Português em Bissau recebeu a apresentação do projeto Jovens Leitores, que tem como grande objetivo a promoção da literatura infantojuvenil como meio de acesso ao conhecimento.
O evento começou com uma surpresa musical proporcionada por Dobassy Mandjako, que envolveu o público na sua performance e tornou este arranque ainda mais cativante.
Na mesa de abertura estiveram personalidades de destaque que reforçaram a importância do projeto. Entre eles, o Embaixador de Portugal em Bissau, Miguel da Cruz Silvestre, o Secretário-Geral da REPI (Rede de Educadores e Pedagogia Inclusiva), Filipe Có, o Representante de País da FEC na Guiné-Bissau, Vítor Santos, e o Diretor-Geral das Escolas Superiores de Educação, Djulde Camara.
A apresentação dos objetivos e metas do projeto esteve a cargo de Sara Moura Fernandes, gestora do Jovens Leitores, que destacou as ações em curso e as previstas, sublinhando o papel da literatura na aproximação dos jovens ao conhecimento.
Também marcaram presença os formandos da Formação de Animadores, bem como representantes de parceiros informais do projeto, como a Galeria Jovem e o Clube Amor à Leitura, que têm contribuído de forma significativa para as atividades realizadas.
O evento foi enriquecido por momentos culturais diversificados. O Clube Amor à Leitura trouxe histórias e fábulas tradicionais e declamou poesia infantojuvenil, e a REPI dinamizou uma representação teatral. Paralelamente, artistas da Galeria Jovem ilustraram ao vivo, inspirados em obras da literatura infantojuvenil, adicionando uma dimensão visual e interativa ao encontro.
Também foram expostos materiais didáticos desenvolvidos durante a Formação de Animadores e a Formação de Educadores da REPI, demonstrando a capacidade criativa e pedagógica que o projeto tem estimulado.
Na receção, os convidados receberam o livro “A Viagem de um Bichinho pelo Mundo – Contos COVID-19”, produzido no âmbito do projeto “Cultura i nô balur”, acompanhado por um marcador de página do projeto.
O projeto Jovens Leitores é implementado pela FEC, em parceria com a REPI | Rede dos Educadores e Pedagogia Inclusiva, e financiado pelo Camões, I.P..
Últimas notícias…
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
Leitura, criação artística e participação cultural reforçadas na Guiné-Bissau
Ao longo de 2025, a FEC consolidou o seu papel na promoção da literatura infantojuvenil como instrumento de acesso ao conhecimento, expressão criativa e cidadania na Guiné-Bissau. Através do projeto Jovens Leitores, com ações de formação, oficinas, criação artística e...
