“A formação veio dar-me mais ferramentas”. Treino em estatística para a melhoria dos dados da educação na Guiné-Bissau
A qualidade da informação é fundamental para a boa gestão do sistema de ensino de um país. Quantos alunos existem? Como se distribuem geograficamente? Que aproveitamento têm? Sem dados de qualidade é impossível conhecer a realidade e afetar meios, distribuir recursos e avaliar o desempenho.
É neste contexto que o projeto PESIDE continua a reforçar as capacidades de diferentes atores do Ministério de Educação Nacional da Guiné-Bissau. Fortalecer a capacidade de gestão de dados do setor da educação é um passo fundamental para o aumento da sua eficiência.
No final de outubro, foi a vez dos Técnicos Estatísticos Regionais e Setoriais das ilhas de Bolama e Bubaque receberem a formação do projeto, em Base Administrativa, Cultura Estatística e Informática.
A avaliação da formação foi positiva, com os formandos a destacar a adequação da metodologia e a capacidade dos formadores para motivar e esclarecer dúvidas. “Ajuda-nos a conhecer os nossos deveres enquanto estatísticos. Essa formação deveria acontecer todos os anos”, considerou um dos técnicos, no final.
O PESIDE – Planeamento, Estatísticas e Sistemas de Informação ao Serviço do Desenvolvimento da Educação, implementado pela FEC | Fundação Fé e Cooperação em parceria com o Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau, é um projeto financiado pela União Europeia, que reforça o compromisso com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade da Educação na Guiné-Bissau, através de iniciativas que promovem a capacitação e a colaboração entre os atores do setor a nível nacional.
Últimas notícias…
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
Leitura, criação artística e participação cultural reforçadas na Guiné-Bissau
Ao longo de 2025, a FEC consolidou o seu papel na promoção da literatura infantojuvenil como instrumento de acesso ao conhecimento, expressão criativa e cidadania na Guiné-Bissau. Através do projeto Jovens Leitores, com ações de formação, oficinas, criação artística e...
