Importância dos dados estatísticos na educação reforçada em Bijagós, na Guiné-Bissau
Um planeamento educativo eficaz exige informação com qualidade e precisão, salientou-se no passado dia 15 de março, durante um workshop que reuniu diretores regionais de educação, estatísticos e outros profissionais de educação da Sub-região de Bijagós, na Guiné-Bissau. O evento decorreu no Salão Paroquial de Bubaque e visou a análise e devolução dos dados estatísticos do censo escolar 2023/2024. Os participantes discutiram os resultados apresentados e refletiram sobre a importância da recolha e tratamento de dados para a melhoria da qualidade da educação.
O evento foi o culminar de um processo de acompanhamento, implementado pelo projeto PESIDE, que facilitou a preparação e sistematização dos dados educativos referentes aos setores de Bubaque, Caravela e Uno. A exposição foi liderada por Inaba Nhaga, Estatístico Regional, como o apoio de Orquídea Ribeiro, Assessora de Estatística da FEC. “Para melhorar uma realidade, precisamos conhecê-la, para conhecê-la, precisamos medir”, foi a premissa que orientou a reflexão sobre a importância da recolha de dados na educação.
No primeiro encontro que preparou o processo de acompanhamento, Sabino Mourato Biague, Inspetor Coordenador de Bubaque, destacou a importância de se assumir um compromisso pessoal com a educação, afirmando: “Estamos todos no mesmo barco a remar em direção ao mesmo objetivo”. Esta foi a primeira experiência de Inaba Nhaga na elaboração e apresentação de dados estatísticos e indicadores selecionados de educação, uma etapa importante na construção da autonomia e profissionalização de parte dos atores educativos na região.
O workshop reafirmou a necessidade de dados fiáveis para o fortalecimento do sistema educativo e demonstrou que, com organização e compromisso, é possível avançar na qualificação e gestão do ensino na região. A capacitação do setor e o fortalecimento da cultura estatística na educação são fundamentais para melhorar a qualidade da informação disponível, criando um suporte adequado para o planeamento do sistema.
O PESIDE – Planeamento, Estatísticas e Sistemas de Informação ao Serviço do Desenvolvimento da Educação, implementado pela FEC | Fundação Fé e Cooperação em parceria com o Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau, é um projeto financiado pela União Europeia, que reforça o compromisso com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade da Educação na Guiné-Bissau, através de iniciativas que promovem a capacitação e a colaboração entre os atores do setor a nível nacional.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...
