Jovens artistas guineenses dão vida à criatividade com formação em ilustração
O Projeto Jovens Leitores iniciou uma formação dedicada à promoção de competências na área da ilustração com 20 jovens artistas da Guiné-Bissau. Esta iniciativa visa não só fortalecer a expressão artística dos participantes, mas também abrir novas oportunidades no campo das artes visuais.
A formação, composta por 10 sessões presenciais de 6 horas cada, totaliza 60 horas de aprendizagem intensiva. Durante este período, serão exploradas diversas técnicas de ilustração, respeitando e incentivando a identidade criativa de cada participante. Para apoiar o desenvolvimento dos formandos, o projeto garantirá a aquisição de 20 kits de ilustração, que serão posteriormente doados aos jovens. No final da formação, os participantes serão desafiados a realizar um trabalho final, que será avaliado pelo formador e apresentado numa exposição. Além disso, espera-se que alguns dos melhores talentos possam integrar a equipa responsável pela ilustração dos fascículos de contos previstos no âmbito do projeto.
A iniciativa aposta fortemente na igualdade de género, incentivando particularmente a participação de jovens raparigas. O acesso à formação é prioritariamente concedido a jovens que já possuam algum percurso na área, como o Grupo Galeria Jovem. Deste modo, potencia-se a sua afirmação no setor e garante-se um grupo de trabalho mais homogéneo, aumentando o impacto e a sustentabilidade da ação.
Esta ação insere-se no âmbito do projeto Jovens Leitores, implementado pela FEC, em parceria com a REPI | Rede dos Educadores e Pedagogia Inclusiva, e financiado pelo Camões, I.P..
Últimas notícias…
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
Leitura, criação artística e participação cultural reforçadas na Guiné-Bissau
Ao longo de 2025, a FEC consolidou o seu papel na promoção da literatura infantojuvenil como instrumento de acesso ao conhecimento, expressão criativa e cidadania na Guiné-Bissau. Através do projeto Jovens Leitores, com ações de formação, oficinas, criação artística e...
