Em conjunto e sem pressa: pelo futuro das meninas no Niassa
A partilha e a construção de redes de pessoas e organizações são fundamentais no nosso trabalho. A chave do Desenvolvimento Humano Integral são as pessoas, e é através da construção de pontes que esse desenvolvimento acontece, de forma sustentada e enraizada nas necessidades das comunidades.
No norte de Moçambique, estamos a divulgar o projeto Crescer Sem Pressa junto das entidades governamentais e comunitárias de oito distritos da província do Niassa.
O objetivo é aprofundar o envolvimento das comunidades locais no projeto, e preparar uma base de informação para a realização do diagnóstico sobre uniões prematuras, que será realizado pela Universidade Rovuma.
Em conjunto com as entidades públicas que intervêm no domínio da infância e juventude, os comités comunitários de proteção à criança, os líderes comunitários e as matronas responsáveis pelos ritos de iniciação (Nhyago), queremos reforçar as condições necessárias para acabar com as uniões prematuras na província.
Para além da realização do diagnóstico da situação atual, entre as atividades previstas para os próximos três anos, encontram-se: o estabelecimento de um memorando entre Governo e Organizações da Sociedade Civil (OCS) para a tolerância zero às uniões prematuras; a formação de entidades governamentais e comités comunitários de proteção da criança; a sensibilização da comunidade escolar; e a realização de uma campanha de comunicação pública sobre os Direitos da Rapariga e a temática das uniões prematuras.
O projeto Crescer Sem Pressa é implementado pela FEC, em parceria com a Direção Provincial do Género, Criança e Ação Social do Niassa, a Associação Amigos da Criança Boa Esperança, a Universidade Rovuma e a Associação Ser Mais Valia, com o financiamento do Camões, I.P..
Últimas notícias…
Este Natal, há presentes que oferecem futuro: Os Presentes Solidários estão de volta!
A FEC – Fundação Fé e Cooperação lança hoje a edição de 2025 dos Presentes Solidários, uma iniciativa que, desde 2006, convida cada pessoa a oferecer um postal de natal especial: um postal que representa um bem concreto que é entregue a comunidades dos oito países...
COP30 Clima – Mutirão sem rumo, exclui roteiro para abandonar combustíveis fósseis
Um Acordo final é sempre positivo, mas a Conferência da “implementação” termina em Belém sem resposta suficiente à urgência climática e mantém-nos numa trajetória de aquecimento de 2,5 graus em relação à era pré-industrial; roteiros contra desflorestação e para o...
