Projeto PESIDE quer estatísticas de qualidade para a educação na Guiné-Bissau
Hoje é o Dia Mundial da Estatística!
Declarado em 2010 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, este dia é celebrado a cada cinco anos, comemorando-se hoje a sua 4ª edição, sob o lema “impulsionando a mudança com estatísticas e dados de qualidade para todos”.
Para mudar uma realidade, precisamos de a conhecer e, para a conhecer, temos de a descrever e medir. Para tomar decisões com base na evidência, é fundamental ter dados para gerar informação e conhecimento. No caso específico da Guiné-Bissau, não temos uma visão dos dados educativos desde 2014/2015, o último ano em que foi publicado o anuário estatístico do país.
É por isso que, neste dia, celebramos a implementação do projeto PESIDE – Planeamento, Estatísticas e Sistemas de Informação ao Serviço do Desenvolvimento da Educação da Guiné-Bissau, em parceira com o Ministério da Educação Nacional e o financiamento da União Europeia. Com o mote “Numero na nha lado” – os números do nosso lado – o projeto quer impulsionar a mudança na Guiné-Bissau, garantindo estatísticas de qualidade no setor.
Com o objetivo de promover a melhoria da governação do sistema de dados da educação ao nível regional e central, têm sido desenvolvidas ações de formação na área da Cultura Estatística, tanto a nível central, como a nível regional e setorial. A plataforma SIGE 2.0 (Sistema de Informação e Gestão da Educação) constitui-se como um software de acordo com a base administrativa escolar do país, que permite a introdução de dados e informações escolares que refletem a realidade do sistema educativo.
No dia 6 de outubro, arrancou a formação prática de SIGE 2.0, em quatro regiões do país: Tombali, Quínara, Bafatá e Gabu. Na Direção Geral de Estudos, Planeamento e Análise do Sistema Educativo (DGEPASE) está a decorrer uma formação on the Job, com cinco técnicos estatísticos, para a produção de Boletins Estatísticos Nacionais e Regionais, onde se apresentam dados e indicadores educativos estruturados em torno de quatro domínios principais – Escolas, Alunos, Docentes e Resultados – com informação gerada para os anos letivos 2014/2015 e 2020 a 2024.
Últimas notícias…

“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

“Vida di Mindjer”: Teatro do Oprimido leva o tema da Violência Baseada no Género às tabancas de Cacheu
A Violência Baseada no Género (VBG) continua a afetar profundamente a vida de muitas mulheres guineenses. Com o objetivo de sensibilizar as comunidades para o seu combate e prevenção, a FEC, em parceria com o GTO – Grupo de Teatro do Oprimido da Guiné-Bissau, está a...