Querida
Casa Comum
Um espaço de encontro, reflexão, formação e partilha com tempo para sonhar juntos caminhos possíveis de ação, a partir da realidade de cada um.
Estas são três das quatro reflexões que aconteceram no encontro “Querida Casa Comum”- uma formação virtual de três dias para cerca de 20 jovens ativistas. Os formadores convidados falaram a partir das realidades onde vivem ou trabalham; realidades excluídas ou vulneráveis mas onde a interdependência é a maior riqueza. Podem ser escutadas como cartas, cheias de esperança, dirigidas às “queridas” terras, desde a Amazónia ou Bendum (Filipinas) , à Europa ou ao mundo inteiro.
Moema Miranda
Moema Miranda é Franciscana, leiga, antropóloga e professora da disciplina Conflitos Socioambientais do Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis (RJ). Integra a secretaria da Rede Igrejas e Mineração da CNBB. Também faz parte da coordenação nacional do Sinfrajupe (Serviço Interfranciscano de Justiça Paz e Ecologia) e é assessora na Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM). Participou no Sínodo para a Amazônia, como auditora.
Não estamos no mesmo barco.
Somos terra.
Um sonho novo
Voltar a casa
PEDRO WALPOLE SJ
Porque somos amados podemos cuidar.
Experimentar o outro.
Como podemos sonhar?
Pedro Walpole é padre jesuíta e Director de Pesquisa do Institute of Environmental Science for Social Change, na Universidade Ateneo de Manila, Filipinas e Coordenador da Comissão «Reconciliação com a Criação» para a Conferência Jesuíta da Ásia-Pacífico (JCAP). Doutorado pelo King’s College na área do ambiente sustentável e gestão de terras comunitárias no sudeste da Ásia. Interessa-se especialmente pela justiça social através da gestão ambiental através de parcerias, justiça climática e direitos dos povos indígenas. É também o coordenador geral da plataforma EcoJesuit.
CHIARA MARTINELLI
Chiara Martinelli tem um longo percurso de trabalho em contexto de organizações não governamentais, com especial enfoque na justiça global e no desenvolvimento sustentável. Actualmente trabalha na rede CIDSE como consultora, com a qual colabora há muitos anos. É natural de Pontremoli (Itália) e vive em Bruxelas.