Aprender para Crescer – Fortalecimento da educação Pré-Escolar inclusiva em Nampula
Moçambique | dezembro de 2024 a novembro de 2028O projeto “Aprender para Crescer – Fortalecimento da educação Pré-Escolar inclusiva em Nampula” pretende contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema de educação Pré-Escolar inclusivo, sustentável e de qualidade em Nampula, aumentando as oportunidades de aprendizagem na primeira infância e fortalecendo os atores locais para a continuidade das ações. A FEC é responsável pela implementaçao de um conjunto de atividades ao longo do primeiro ano do projeto e, mais tarde, numa última fase, com a produção e entrega de Baús Pedagógicos Inclusivos.
Queremos…
- Promover a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (3-5 anos) em Marrere e bairros vizinhos, através da identificação de barreiras, mobilização comunitária e reforço da resposta pedagógica e institucional.
- Reforçar as competências pegadógicas e de gestão de pelo menos 50 educadores(as) e agentes comunitários em Nampula, através de formação contínua em educação inclusiva, melhorando a qualidade do ensino pré-escolar e os cuidados integrados à criança.
- Promover uma abordagem sistémica e sustentável da educação infantil, criando uma rede local de Jardins de Infância e reforçando a incidência política junto de instituições públicas e redes educativas, para influenciar políticas e práticas em prol da primeira infância.
Atividades implementadas pela FEC
- Diagnóstico participativo sobre inclusão na educação infantil em Marrere e bairros vizinhos com escolas e comunidades;
- Mapeamento de crianças com deficiências de 3 a 5 anos;
- Contacto e articulação com escolas e associações locais de apoio a pessoas com deficiência, para adequação de instrumentos de avaliação de acessibilidade e de práticas pedagógicas inclusivas;
- Criação de planos para inclusão educativa com as comunidades;
- Produção e entrega de Baús Pedagógicos Inclusivos para os Jardins de Infância.
Com quem trabalhamos
300 crianças dos 3 aos 5 anos de idade de Nampula (incluindo 50% de meninas)
Cerca de 75 famílias (pais, mães ou tutores) das crianças do bairro de Marrere
50 Profissionais de Educação de Infância
5000 pessoas da Comunidade em Geral (bairro de Marrere, Mutauanha e Natikiri)
Notícias do Projeto
No Results Found
The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.



