Tudo é ensino e aprendizagem

10 Fev, 2017

Aurora Eduardo Calanga tem 25 anos e dois filhos. É monitora num dos jardins de infância que integra a formação pedagógica do PROJETO OTHUKUMANA (Reforço das Competências Pedagógicas da Rede de Jardins de infância e Escolinhas da Diocese Católica de Lichinga).

Relativamente à formação diz:” O que aprendi e me vai fazer melhor é que a criança é pessoa. O desenvolvimento da criança não é como um adulto. Essa aprendizagem vai servir para trabalhar bem com as crianças.

Vou trabalhar com as crianças em pequenos grupos, não as deixar abandonadas nas brincadeiras. Compreendi que posso brincar com elas na casa das bonecas. A titia lá pode ensinar a dar banho, lavar bem a louça, os cuidados de higiene. Depois as crianças também vão ensinar aos papás, irmãos e outros familiares em casa. Tudo é ensino e aprendizagem.

Vou mostrar mais livros e contar estórias, cantar e dançar. Afinal isso também é bom trabalho.

A formação é para lembrarmos e ativarmos quando estamos com as crianças”.

O PROJETO OTHUKUMANA é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…