Tudo é ensino e aprendizagem

10 Fev, 2017

Aurora Eduardo Calanga tem 25 anos e dois filhos. É monitora num dos jardins de infância que integra a formação pedagógica do PROJETO OTHUKUMANA (Reforço das Competências Pedagógicas da Rede de Jardins de infância e Escolinhas da Diocese Católica de Lichinga).

Relativamente à formação diz:” O que aprendi e me vai fazer melhor é que a criança é pessoa. O desenvolvimento da criança não é como um adulto. Essa aprendizagem vai servir para trabalhar bem com as crianças.

Vou trabalhar com as crianças em pequenos grupos, não as deixar abandonadas nas brincadeiras. Compreendi que posso brincar com elas na casa das bonecas. A titia lá pode ensinar a dar banho, lavar bem a louça, os cuidados de higiene. Depois as crianças também vão ensinar aos papás, irmãos e outros familiares em casa. Tudo é ensino e aprendizagem.

Vou mostrar mais livros e contar estórias, cantar e dançar. Afinal isso também é bom trabalho.

A formação é para lembrarmos e ativarmos quando estamos com as crianças”.

O PROJETO OTHUKUMANA é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…

ESPERANÇA EM KATOWICE (COP 24)

ESPERANÇA EM KATOWICE (COP 24)

Decorre de 2 a 14 de dezembro em Katowice (Polónia) mais uma Cimeira do Clima das Nações Unidas, a COP 24 (Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas - CQNUAC ou, em inglês UNFCCC). A Plataforma Portuguesa das ONGD foi convidada pela Agência...

read more
FEC participa na Quinzena dos Direitos na Guiné-Bissau

FEC participa na Quinzena dos Direitos na Guiné-Bissau

“Falar de Direitos das Crianças” foi a primeira atividade realizada pela FEC na Quinzena dos Direitos de 2018, em Bissau, no dia 4 de dezembro. Foi no Centro Cultural Português que crianças de diferentes escolas guineenses aprenderam mais sobre alguns dos seus...

read more
Share This