Reconstrução das Escolinhas Comunitárias da Zona de Massamba – Província de Niassa, Moçambique

13 Mai, 2020

Em Moçambique, devido ao estado de emergência nacional recorrente da pandemia mundial da Covid-19, as escolas estão fechadas, assim como as respostas educativas para crianças pequenas nas comunidades rurais – As Escolinhas Comunitárias.

Na zona de Massamba, ao sul da província do Niassa, norte de Moçambique, as infraestruturas destas Escolinhas têm sido recuperadas aos poucos pela comunidade, mas as chuvas torrenciais têm cada vez mais deteriorado os edifícios.

Com o forte envolvimento dos coordenadores das Escolinhas Comunitárias do Niassa, Irmã Margarida António e Senhor Paulino Paissone e do supervisor de zona Álvaro Namweto, algumas das pessoas da comunidade têm trabalhado para realizar uma construção efetiva das escolinhas mais danificadas, formando um pequeno grupo de trabalho voluntário da qual fazem parte também os monitores das Escolinhas.

Na comunidade de CFM estão a trabalhar na construção de blocos para a Escolinha de CFM e, ao mesmo tempo, na Escolinha de Namparwane terminaram a construção de blocos, as paredes foram erguidas e acabaram a cobertura da Escolinha com chapas. No regresso às atividades educativas, depois do estado de emergência, as crianças encontrarão um espaço renovado e seguro onde poderão brincar e aprender na sua comunidade.

As chapas para a cobertura da Escolinha de Namparwane foram adquiridas com o apoio da Empresa de Construção MotaEngil e da SAN – Sociedade Algodoeira do Niassa, ambas empresas que operam na província do Niassa e se prontificaram a apoiar o projeto. Para CFM, já foram também adquiridas chapas para a cobertura da Escolinha, a realizar no final do processo de construção.

O projeto das Escolinhas Comunitárias do Niassa integra o projeto Othuklumana Juntos II – um projeto da Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC – Fundação Fé e Cooperação e os Leigos para o Desenvolvimento e com assessoria técnico-pedagógica da ESEPF. Este projeto tem o apoio da Misereor e da Kindermissionswerk.

Últimas notícias…

A caminho, para lá do horizonte

A caminho, para lá do horizonte

Artigo de Ana Patrícia Fonseca, publicado no Ponto SJ. Pode ser consultado aqui. Treinar o olhar para lá do horizonte que conseguimos alcançar é um exercício que exige persistência (individual e coletiva) e, sobretudo, vontade (pessoal e política). Existe um limite...

read more