O Helicóptero de Xirosso
Os monitores da ECN (Escolinha Comunitária do Niassa) de Xirosso construíram, em arame, um helicóptero que se tem tornado muito atrativo para as brincadeiras e descobertas das crianças, facilitando a cooperação e o gosto de experimentar materiais dum modo divertido e diferenciado pedagogicamente.
As Escolinhas Comunitárias do Niassa integram o Projeto Othukumana/ Juntos – Reforço das capacidades da Rede Diocesana Católica de Educação Pré-Escolar de Lichinga-Niassa e são coordenadas pelos Leigos para o Desenvolvimento.
Xirosso é uma pequena comunidade no interior da província do Niassa- Moçambique, na zona de Mitucué. As atividades desenvolvidas pelos monitores, das Escolinhas Comunitárias, contribuem fortemente para a socialização, aprendizagem da língua portuguesa e desenvolvimento de outras competências essenciais das crianças que as frequentam, bem como, para a revitalização da vida social de pais, encarregados de educação e das comunidades em geral.
O Projeto Othukumana/ Juntos – Reforço das capacidades da Rede Diocesana Católica de Educação Pré-Escolar de Lichinga-Niassa é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

