Projeto aTerra é um dos vencedores dos Green Project Awards
O projeto “aTerra – ligar, participar, transformar”, promovido pela FEC em parceria com a Associação Casa Velha, empresa municipal Ouremviva e ONGD ACTUAR, foi um dos premiados da 9ª edição dos Green Project Awards. Parabéns aos produtores PROVE de Ourém, ao Agrupamento Escolas de Ourém, ao Colégio Sagrado Coração de Maria em Fátima e Escola de Hotelaria de Fátima! ! Obrigada à Fundação Calouste Gulbenkian e EEAGrants!
A cerimónia decorreu nesta segunda-feira na Fundação de Serralves e ficou ainda marcada pela realização da Conferência “A Nova Economia”, onde se debateram temas prementes para a Economia Verde, como são exemplos o urbanismo, o crescimento sustentado das cidades e as energias renováveis.
Dos mais de 100 projetos recebidos nesta edição, o júri do GPA presidido pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Quercus, distinguiu na categoria Consumo Sustentável o projeto aTerra.Tendo como enfoque o Desenvolvimento Rural no quadro do Direito Humano a uma Alimentação Sustentável, o aTerra estabelece uma interligação das políticas para o desenvolvimento sustentável com a realidade das pessoas e dos territórios, avaliando a especificidade das zonas rurais de minifúndio do país em articulação com os movimentos e desafios globais de mudanças para estilos de vida mais sustentáveis. Tem como componentes: Capacitação e Integração de Pequenos Agricultores e Produtores, Sensibilização e Mobilização de Jovens e Dinamização de Redes Locais para o Desenvolvimento Sustentável. Para a realização e implementação do projeto foram aplicados 124 559,86€ ao longo de 2 anos. Entre outros resultados, de destacar que mais de 500 jovens foram mobilizados para voluntariado e estilos de vida mais sustentáveis e 2 escolas iniciaram consumo de produção local. Para melhor conhecer o projeto veja aqui o documentário aTerra.
Últimas notícias…

“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

Projeto PESIDE quer estatísticas de qualidade para a educação na Guiné-Bissau
Hoje é o Dia Mundial da Estatística! Declarado em 2010 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, este dia é celebrado a cada cinco anos, comemorando-se hoje a sua 4ª edição, sob o lema “impulsionando a mudança com estatísticas e dados de qualidade para todos”. Para...