Concurso Fotográfico Internacional 2017

17 Mar, 2017

A Campanha da CIDSE “Mudar pelo Planeta – Cuidar das Pessoas” convida-te a participar no seu primeiro concurso fotográfico internacional.

Queremos ver a mudança sustentável através da tua objetiva!

Este concurso fotográfico desafia-te a fotografar um estilo de vida alternativo e sustentável. O que é que tu ou a tua comunidade fazem para produzir alimentos ou energia de uma forma sustentável? Como é que o teu estilo de vida sustentável inspira a mudança na comunidade?

Sê criativo! Sê sustentável! Faz-nos pensar!

As fotografias vencedoras devem:

  • Ilustrar uma maneira alternativa, ambiental e socialmente justa de produzir ou consumir alimentos ou energia;
  • Mostrar uma dimensão coletiva, liderada pelos cidadãos;
  • Inspirar a mudança. A imagem é acompanhada por uma descrição com um máximo de 100 palavras (700 carateres com espaços incluídos), que explique como é que ela representa uma ação de mudança do concorrente ou da comunidade.

 

Como é que as fotografias entram no concurso?

A participação é gratuita e aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos.

Existem duas categorias de participantes e tu tens de especificar no formulário de envio em qual das categorias estás a participar:

  • 1) Adulto 18+ amador

*Concorrentes que não têm competências específicas, ou experiência de trabalho em fotografia.

  • 2) Adulto 18+ para fotógrafos profissionais

*Concorrentes com anos de experiência na área ou cujo trabalho/ocupação tem por base a fotografia (i.e. fotojornalistas…)

 

Instruções

 

1. Tira uma fotografia que ilustre o que tu ou a tua comunidade estás/está a fazer para consumir ou produzir alimentos ou energia de uma forma sustentável.

  • Se tirares uma fotografia com uma máquina fotográfica, ela deverá ser de Alta Resolução [1600 x 1200 pixels no mínimo]
  • Se tirares uma fotografia com um smartphone, ela deverá ser Full Size [4MP no mínimo].

2. Preenche o formulário de envio online com o teu nome, apelido, idade, e-mail, morada, país, categoria em que estás a participar.

Formulário de envio online: https://changeforplanet.formstack.com/forms/photo_competition

3. Escreve uma descrição/legenda no formulário de envio com até 100 palavras (700 carateres incluindo espaços) que descreva o que é a imagem, onde foi tirada e como é que ela ilustra a adoção por ti ou pela tua comunidade de um estilo de vida/prática sustentável.

4. Envia a imagem em formato .jpeg/jpg, indicando o nome do fotógrafo nos metadados da imagem. O nome do fotógrafo, a agência ou publicação não devem estar visíveis na própria imagem.

5. Lê os termos e condições e marca a caixa no formulário de envio online concordantemente, antes de transferires a tua foto. Assim feito, carrega a tua imagem em formato .jpeg/.jpg através do formulário.

6. Será enviada uma notificação quando a participação ficar registada.

 

Prazos

O concurso fotográfico abre no dia 1 de fevereiro de 2017 (8:30am GMT +2) e encerra a 23 de abril de 2017. As últimas participações darão entrada nesse dia até às 17:00 GMT+2 o mais tardar.

 

Júri

Um painel com 5 jurados vai selecionar as fotografias vencedoras em cada categoria. Entre os membros do júri, estará o fotógrafo profissional Ron Haviv e a Artista Ambiental Michelle Rogers. Juntam-se a eles um representante da CIDSE, um conhecido ativista da justiça ambiental/social e um conhecido político da UE.

*A lista definitiva dos membros do júri será comunicada assim que estiver definida – início de fevereiro *

 

Prémios

  • 1º lugar:

Os dois vencedores serão convidados para ir a Bruxelas à cerimónia de entrega dos prémios e à inauguração da exposição no Parlamento Europeu.

* Serão considerados e propostos meios de transporte sustentáveis para ir à e vir da cerimónia.

*Caso o(s) vencedor(es) tenha(m) restrições de visto ou de viagem, manterão o seu lugar. Serão consideradas e propostas formas alternativas de garantir a participação na cerimónia de entrega dos prémios e na inauguração da exposição, em diálogo com o secretariado da CIDSE e dentro dos limites do orçamento acordado para o concurso fotográfico pelos organizadores.

  • 2º lugar

Cada premiado vai receber uma Bicicleta de Bambu para Montar

  • 3º lugar

Para o premiado na categoria de amadores: um voucher da Ethical Shop (Online)

Para o premiado na categoria de profissionais: um voucher da Loja Lomography (Online)

 

O nome dos vencedores será publicado em meados de maio em (site) e nas páginas da campanha nas redes sociais Facebook & Twitter.

 

Lê com atenção os termos e condições da participação neste Concurso Fotográfico antes de submeteres a tua participação: faz o download neste link.

Para mais informação ou quaisquer questões sobre o concurso fotográfico, entra em contacto com  o nosso serviço de apoio em: cftp.photocontest@gmail.com

 

Sobre a Campanha ‘Mudar pelo Planeta – Cuidar das Pessoas’:

Ao apelar a uma mudança profunda nos estilos de vida das pessoas, a campanha destaca as alternativas sustentáveis e lideradas pelos cidadãos que existem em todo o mundo. Desta forma, mostra o poder que as pessoas têm de provocar a mudança que queremos ver nas nossas sociedades, construindo sistemas mais justos e sustentáveis que respeitem as pessoas e os limites do planeta.

Últimas notícias…

Exposição Tantas Vezes Digo ao Orvalho Sou Como Tu

Exposição Tantas Vezes Digo ao Orvalho Sou Como Tu

Tantas vezes digo ao orvalho sou como tu é o nome da nova exposição que inaugura quinta-feira, dia 1 de outubro, às 18h, na Brotéria. Refletir sobre a problemática ambiental, percecionada através dos sentidos que os artistas nos provocam, foi o propósito...

read more