Concurso Fotográfico Internacional 2017

17 Mar, 2017

A Campanha da CIDSE “Mudar pelo Planeta – Cuidar das Pessoas” convida-te a participar no seu primeiro concurso fotográfico internacional.

Queremos ver a mudança sustentável através da tua objetiva!

Este concurso fotográfico desafia-te a fotografar um estilo de vida alternativo e sustentável. O que é que tu ou a tua comunidade fazem para produzir alimentos ou energia de uma forma sustentável? Como é que o teu estilo de vida sustentável inspira a mudança na comunidade?

Sê criativo! Sê sustentável! Faz-nos pensar!

As fotografias vencedoras devem:

  • Ilustrar uma maneira alternativa, ambiental e socialmente justa de produzir ou consumir alimentos ou energia;
  • Mostrar uma dimensão coletiva, liderada pelos cidadãos;
  • Inspirar a mudança. A imagem é acompanhada por uma descrição com um máximo de 100 palavras (700 carateres com espaços incluídos), que explique como é que ela representa uma ação de mudança do concorrente ou da comunidade.

 

Como é que as fotografias entram no concurso?

A participação é gratuita e aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos.

Existem duas categorias de participantes e tu tens de especificar no formulário de envio em qual das categorias estás a participar:

  • 1) Adulto 18+ amador

*Concorrentes que não têm competências específicas, ou experiência de trabalho em fotografia.

  • 2) Adulto 18+ para fotógrafos profissionais

*Concorrentes com anos de experiência na área ou cujo trabalho/ocupação tem por base a fotografia (i.e. fotojornalistas…)

 

Instruções

 

1. Tira uma fotografia que ilustre o que tu ou a tua comunidade estás/está a fazer para consumir ou produzir alimentos ou energia de uma forma sustentável.

  • Se tirares uma fotografia com uma máquina fotográfica, ela deverá ser de Alta Resolução [1600 x 1200 pixels no mínimo]
  • Se tirares uma fotografia com um smartphone, ela deverá ser Full Size [4MP no mínimo].

2. Preenche o formulário de envio online com o teu nome, apelido, idade, e-mail, morada, país, categoria em que estás a participar.

Formulário de envio online: https://changeforplanet.formstack.com/forms/photo_competition

3. Escreve uma descrição/legenda no formulário de envio com até 100 palavras (700 carateres incluindo espaços) que descreva o que é a imagem, onde foi tirada e como é que ela ilustra a adoção por ti ou pela tua comunidade de um estilo de vida/prática sustentável.

4. Envia a imagem em formato .jpeg/jpg, indicando o nome do fotógrafo nos metadados da imagem. O nome do fotógrafo, a agência ou publicação não devem estar visíveis na própria imagem.

5. Lê os termos e condições e marca a caixa no formulário de envio online concordantemente, antes de transferires a tua foto. Assim feito, carrega a tua imagem em formato .jpeg/.jpg através do formulário.

6. Será enviada uma notificação quando a participação ficar registada.

 

Prazos

O concurso fotográfico abre no dia 1 de fevereiro de 2017 (8:30am GMT +2) e encerra a 23 de abril de 2017. As últimas participações darão entrada nesse dia até às 17:00 GMT+2 o mais tardar.

 

Júri

Um painel com 5 jurados vai selecionar as fotografias vencedoras em cada categoria. Entre os membros do júri, estará o fotógrafo profissional Ron Haviv e a Artista Ambiental Michelle Rogers. Juntam-se a eles um representante da CIDSE, um conhecido ativista da justiça ambiental/social e um conhecido político da UE.

*A lista definitiva dos membros do júri será comunicada assim que estiver definida – início de fevereiro *

 

Prémios

  • 1º lugar:

Os dois vencedores serão convidados para ir a Bruxelas à cerimónia de entrega dos prémios e à inauguração da exposição no Parlamento Europeu.

* Serão considerados e propostos meios de transporte sustentáveis para ir à e vir da cerimónia.

*Caso o(s) vencedor(es) tenha(m) restrições de visto ou de viagem, manterão o seu lugar. Serão consideradas e propostas formas alternativas de garantir a participação na cerimónia de entrega dos prémios e na inauguração da exposição, em diálogo com o secretariado da CIDSE e dentro dos limites do orçamento acordado para o concurso fotográfico pelos organizadores.

  • 2º lugar

Cada premiado vai receber uma Bicicleta de Bambu para Montar

  • 3º lugar

Para o premiado na categoria de amadores: um voucher da Ethical Shop (Online)

Para o premiado na categoria de profissionais: um voucher da Loja Lomography (Online)

 

O nome dos vencedores será publicado em meados de maio em (site) e nas páginas da campanha nas redes sociais Facebook & Twitter.

 

Lê com atenção os termos e condições da participação neste Concurso Fotográfico antes de submeteres a tua participação: faz o download neste link.

Para mais informação ou quaisquer questões sobre o concurso fotográfico, entra em contacto com  o nosso serviço de apoio em: cftp.photocontest@gmail.com

 

Sobre a Campanha ‘Mudar pelo Planeta – Cuidar das Pessoas’:

Ao apelar a uma mudança profunda nos estilos de vida das pessoas, a campanha destaca as alternativas sustentáveis e lideradas pelos cidadãos que existem em todo o mundo. Desta forma, mostra o poder que as pessoas têm de provocar a mudança que queremos ver nas nossas sociedades, construindo sistemas mais justos e sustentáveis que respeitem as pessoas e os limites do planeta.

Últimas notícias…

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

No momento em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia, a FEC, o IMVF e a CIDSE convidam-no a participar no Ciclo de Webinars “Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir? A alimentação que queremos. O planeta que defendemos. As políticas que...

read more
Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

Pela primeira vez no projeto Tchovar | Empurrar pela educação de infância nos bairros de Maputo, em Moçambique, realizou-se uma atividade de Itinerância de Livrotecas Móveis na comunidade de Chamanculo C, em colaboração com a Escolinha Comunitária Mamanas de...

read more