Ciclo de Conversas Coerentes: Municípios chamados à ação!
A União Europeia e os seus Estados-Membros estão cada vez mais empenhados em garantir que as medidas legislativas que adotam não são contraditórias com os esforços de Desenvolvimento da erradicação da pobreza e do garante da segurança.
A abordagem à coerência das políticas para o desenvolvimento tem aumentado de forma progressiva.
Face a uma sociedade global interdependente, onde as fronteiras do global e do local se esbatem diariamente no quotidiano das comunidades, a abordagem à coerência das políticas para o desenvolvimento tem aumentado de forma progressiva. Temas como a agricultura, ambiente, economia, migrações , alterações climáticas devem ser abordados do local ao global, pois este é o único caminho capaz de assegurar um futuro sustentável para todas e todos.
Os Municípios são por excelência parceiro no processo de Desenvolvimento, e as suas práticas podem ser ampliadas para dar respostas a alguns dos maiores desafios que enfrentamos: da demografia, à educação, da habitação ao bem-estar, das infraestruturas ao ambiente, da inovação ao progresso, as áreas abrangidas pelos Municípios são multidimensionais.
Como catalisadores de mudança, os Municípios capazes de dar uma resposta coerente às políticas que implementam, serão os mais assertivos no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os mais capazes de garantir uma comunidade glocal criativa, inovadora e coesa na promoção do Desenvolvimento Sustentável para todas e todos.
Reconhecendo o papel dos Municípios neste processo, é indispensável ouvir as suas vozes, reconhecer as suas práticas e mapear as iniciativas. Por isso, precisamos do seu Município para assegurar um novo Ciclo de Conversas Coerentes. Saiba mais aqui.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...


