Ajuda Pública ao Desenvolvimento: celebramos?
O Mundo cada vez nos parece mais desigual, com mais desafios e com situações preocupantes de segurança alimentar, de migrações, de conflitos. No entanto, os últimos dados da UE revelam que a própria UE e os seus Estados-Membros consolidaram o seu lugar como maior doador mundial de ajuda em 2016, com 75,5 mil milhões de euros. As estatísticas de 2016 apontam para um crescimento de 8,9%, mas pelo menos 1,8% desse aumento ficou no país doador, dizendo respeito aos custos dos países mais ricos com refugiados.
Os dados provisórios por pais (https://ec.europa.eu/europeaid/sites/devco/files/oda-report-annexes-to-memo_en.pdf) mostram o quão longe a UE a 28 está de atingir os 0,7% do Rendimento Nacional Bruto (RNB) em Ajuda Pública ao Desenvolvimento.
A Ajuda Pública ao Desenvolvimento de Portugal registou um ligeiríssimo aumento, mas ainda longe, muito longe do desejável.
Mas estará de facto a UE e os seus Estados-membros a fazer uma utilização coerentes dos recursos disponibilizados? Estão os critérios da Ajuda Pública ao Desenvolvimento a ser cumpridos e alinhados às prioridades de Desenvolvimento?
Saiba mais em: https://euaidexplorer.ec.europa.eu/ e em https://europa.eu/eyd2015/pt-pt/content/eu-development-aid
@ Foto: UN Photo/Logan Abassi. www.unmultimedia.org/photo/
Últimas notícias…
COP 30: O caminho é claro, mas é preciso percorrê-lo
Iniciou esta semana, no Brasil, a Conferência do Clima das Nações Unidas. O tom é de urgência, no meio do ruído das câmaras e da sub-representação de partes importantes, como os EUA. Os esforços para conter o aquecimento global não têm sido suficientes, e o debate...
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...


