Pilar Europeu dos Direitos Sociais
Apesar de ter os sistemas de proteção social mais avançados do Mundo, alicerçados em práticas e inovações sociais a verdade é que a UE necessita de se adaptar as novas mudanças da sociedade. Com a mudança de paradigma das relações laborais, as elevadas taxas de desemprego e a ameaça real de pobreza para milhões de pessoas, a temática social foi apresentada como uma prioridade na UE.
Assente em três vertentes principais – 1) igualdade de oportunidades e acesso ao mercado de trabalho, 2) equidade das condições de trabalho, 3) proteção e inclusão social – o Pilar Europeu dos Direitos Sociais procura evidenciar os caminhos para fazer face aos novos desenvolvimentos no mundo do trabalho e na sociedade, de forma a atingir o objetivo enunciado nos Tratados de uma economia social de mercado altamente competitiva que tenha como meta o pleno emprego e o progresso social.
Não nos podemos esquecer que apesar da UE poder definir este enquadramento, a maior parte dos instrumentos necessários para a aplicação do Pilar nas mãos dos Estados-Membros, dos parceiros sociais e da sociedade civil.
Leia mais sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais aqui.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...


