Por um Dia Nacional do Desenvolvimento Global, um dia para todos

8 Out, 2017

E se Portugal tivesse um Dia Nacional do Desenvolvimento Global? Um dia em que nos juntaríamos para discutir o papel dos portugueses na promoção do Desenvolvimento Sustentável, da justiça social e da dignidade humana, e na adoção de políticas que salvaguardem o planeta.

Petição “Dia Nacional do Desenvolvimento Global”

A FEC – Fundação Fé e Cooperação, o IMVF e a CIDSE, com o apoio da Plataforma Portuguesa das ONGD, promovem uma petição à Assembleia da República para instituição do Dia Nacional do Desenvolvimento Global. Uma forma de trazer a Agenda 2030 para as agendas pública e política em Portugal. Quatro mil assinaturas levarão este assunto a discussão no Parlamento e, para tomar parte desta causa, bastará ir a www.coerência.pt, colocar nome, local de morada e número de cartão de cidadão, BI ou cartão de residência, e clicar.

Promover o Desenvolvimento é o garante que mais de 800 milhões de pessoas deixam de passar fome no mundo; 2 mil milhões de pessoas deixam de viver em situação de pobreza; 16 mil crianças com menos de cinco anos de idade não morrem todos os dias de doenças evitáveis; milhões de crianças e jovens têm acesso a uma educação de qualidade; a igualdade de género é amplamente respeitada e que milhões de meninas e mulheres podem decidir o seu futuro; as alterações climáticas são travadas e mitigadas de forma a assegurar um futuro sustentável para o planeta.

Portugal é um dos signatários da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que incorpora de forma interdependente as dimensões económicas, sociais e ambientais do Desenvolvimento, comprometendo todos os países (desenvolvidos e em desenvolvimento) num esforço para um mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e sustentável até 2030. Neste contexto, Portugal apresentou recentemente o seu primeiro relatório sobre a Agenda 2030, a qual exigirá um acompanhamento e monitorização contínua por diversos atores no contexto nacional.

Esta iniciativa inscreve-se no projeto Coerencia.pt – promovido pela FEC, pelo IMVF e pela CIDSE, com o financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP – no qual se procura trabalhar junto dos cidadãos e dos decisores políticos a questão da coerência das políticas para o desenvolvimento: políticas nacionais e políticas europeias que não colidam com o desenvolvimento de outras nações.

Assine a Petição “Dia Nacional do Desenvolvimento Global”.

Saiba mais sobre o projeto Coerência.pt aqui.

Últimas notícias…