Formação em soft skills no voluntariado internacional de jovens, em Roma, Itália
Entre 11 e 15 de fevereiro realizou-se em Roma o curso de formação de formadores “Soft skills no voluntariado internacional de jovens”. O curso foi promovido no âmbito do projeto EaSY – Evaluate Soft Skills in International Youth Volunteering, que envolve a FEC com os parceiros FOCSIV, Elidea (Itália) e La Guilde (França), num esforço de melhoria da qualidade de oferta formativa para jovens voluntários e a promoção do reconhecimento das competências do voluntariado internacional no mercado de trabalho.
O curso contou com a participação de 43 formandos de diferentes países europeus, entre os quais 14 portugueses. A formação foi prática e multicultural, com os participantes de diferentes nacionalidades a aderir positivamente às dinâmicas formativas e temática trabalhada. Para Catarina António, Gestora de Projetos da FEC, que atuou no curso enquanto formadora, a principal mais-valia da formação foi “o contacto e o teste das ferramentas produzidas na primeira fase do projeto”, assim como o conhecimento sobre soft skills, competências e as principais soft skills geradas pelo voluntariado.
No que se refere à participação dos formandos portugueses – que são eles próprios formadores voluntários – Catarina António refere que “estavam ansiosos por colocar as ferramentas em prática também em Portugal, nos seus grupos, e em replicar esta formação a nível nacional”, tendo sido “notória a forma como se envolveram em tudo o que era proposto e a boa relação que criaram com todos os presentes nesta formação”.
Últimas notícias…
COP 30: O caminho é claro, mas é preciso percorrê-lo
Iniciou esta semana, no Brasil, a Conferência do Clima das Nações Unidas. O tom é de urgência, no meio do ruído das câmaras e da sub-representação de partes importantes, como os EUA. Os esforços para conter o aquecimento global não têm sido suficientes, e o debate...
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...


