FEC participa em Fórum sobre Voluntariado para a Cooperação na Suiça
Terminou hoje o 4º Fórum Europeu para as Organizações Internacionais de Voluntariado para a Cooperação, a decorrer em Lucerna, na Suiça.
Este é um encontro internacional, que permite que os seus participantes partilhem boas práticas e desenvolvam sinergias, discutindo os principais desafios que se colocam ao voluntariado no contexto da implementação da Agenda 2030. Este ano estiveram presentes cerca de 40 pessoas, membros das 32 organizações europeias que participam nesta iniciativa.
O encontro, que decorreu durante três dias, foi dedicado à temática global do voluntariado, sobretudo a questões ligadas à ética do voluntariado, a standards globais do voluntariado para o desenvolvimento, ao voluntariado a um nível global e, por fim, à monitorização e avaliação de resultados do voluntariado para o desenvolvimento. Durante as sessões, vários intervenientes de cada organização tiveram a oportunidade de realizar apresentações e partilhar com os restantes a sua experiência dentro de cada área específica.
A FEC esteve presente neste fórum, onde teve a oportunidade de apresentar o estudo “Voluntariado Missão e Dádiva“, integrado no painel sob o mote “Entender e medir os resultados do Voluntariado para o desenvolvimento”. Noutra das sessões, Catarina António, gestora de projetos na FEC, apresentou também o caminho percorrido até agora no projeto EU Aid Volunteers For You, em que a FEC está num processo de certificação para poder enviar voluntários para fora do país, no âmbito da iniciativa do Corpo de Voluntários para a Ajuda Humanitária da União Europeia.
Últimas notícias…
COP 30: O caminho é claro, mas é preciso percorrê-lo
Iniciou esta semana, no Brasil, a Conferência do Clima das Nações Unidas. O tom é de urgência, no meio do ruído das câmaras e da sub-representação de partes importantes, como os EUA. Os esforços para conter o aquecimento global não têm sido suficientes, e o debate...
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...

