Núncio Apostólico visita Universidade Católica de Moçambique
No passado dia 10 de setembro, o Sr. Núncio Apostólico Dom Edgar Peña visitou a futura Unidade Básica da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Maputo, projeto que a FEC apoia desde 2012. D. Edgar Peña fez-se acompanhar pelo Arcebispo de Maputo, Dom Chimoio, e pelo Magno Chanceler da UCM e Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuana.
Esta foi uma das últimas visitas do Senhor Núncio enquanto embaixador do Vaticano em Moçambique e teve como propósito mostrar toda a infraestrutura universitária e resultados da reabilitação que durou 18 meses. O Reitor da UCM, Padre Alberto Ferreira, teve a oportunidade de fazer uma apresentação que consistiu na descrição de todos os passos dados até o momento, dando relevo ao trabalho da FEC e dos seus diferentes representantes que apoiaram todo o processo, desde a execução do projeto executivo até ao apoio na prestação de contas aos financiadores.
Os trabalhos continuam agora numa vertente diferente. É necessário equipar toda a unidade, com livros e equipamentos informáticos, de forma a assegurar os requisitos de ordem pedagógica, de forma a que o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional efetue a vistoria ao espaço e possa conceder a autorização para o início das atividades docentes.
A parceria UCM e FEC visa oferecer cursos de qualidade para o ensino superior num país em que a percentagem de jovens entre os 10 e os 24 anos é de 33% num total de 29.7 milhões de habitantes.
Fotografias: UCM
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

