Seminário de Apresentação dos Resultados do Projeto Firkidja di Skola
Decorreu no dia 30 de outubro, em Bissau, o seminário de apresentação dos resultados do projeto Firkidja di Skola.
No evento, a FEC demonstrou as funcionalidades do Sistema de Informação e Gestão de Educação (SIGE) e as suas potencialidades enquanto ferramenta de planeamento e gestão do sistema educativo nacional.
Os resultados apresentados revelam melhorias na recolha e gestão de dados educativos, no sistema de arquivo, bem como uma maior capacitação institucional das escolas em termos materiais e de recursos humanos. Foram ainda discutidos os desafios e as oportunidades de disseminação desta ferramenta para outras regiões da Guiné-Bissau.
Na mesa de abertura estiveram presentes Mamadu Jassi, Diretor da Direção Geral dos Estudos, Planificação e Avaliação do Sistema Educativo (DGEPASE), Abdu Sambú, Governador Regional de Gabu, Patrick Daniel, representante da União Europeia e Carla Pinto, representante da FEC na Guiné-Bissau.
“Quando apoiámos este projeto, decidimos que tinha de se começar com os alicerces, com as bases de uma política de educação na Guiné-Bissau. Para trabalhar estas bases tem de se começar pela compilação de informação, para saber quantos alunos e quantas escolas há e que recursos têm. Queremos estar muito atentos aos desenvolvimentos deste projeto e a uma possível expansão geográfica no país”, referiu Patrick Daniel.
Firkidja di Skola resulta de uma parceria entre a FEC e o Ministério da Educação, Ensino Superior, Juventude, Cultura e Desportos (MEESJCD), sendo uma iniciativa do Governo Regional de Gabu, com financiamento da União Europeia.
Últimas notícias…
COP 30: O caminho é claro, mas é preciso percorrê-lo
Iniciou esta semana, no Brasil, a Conferência do Clima das Nações Unidas. O tom é de urgência, no meio do ruído das câmaras e da sub-representação de partes importantes, como os EUA. Os esforços para conter o aquecimento global não têm sido suficientes, e o debate...
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...

