Coerência.pt lança Guia de Sobrevivência e Guia de Ação Cidadã
A equipa do projeto Coerência.pt lançou as suas duas últimas publicações no passado mês de setembro: o Guia de Sobrevivência e o Guia de Ação Cidadã. Na linha dos objetivos específicos deste projeto, estes Guias pretendem dar a conhecer, numa linguagem acessível, os principais aspetos da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento (CPD) em cruzamento com as áreas consideradas prioritárias no âmbito da CPD: migrações; alterações climáticas; segurança; segurança alimentar e nutricional e comércio e finanças.
O Guia de Sobrevivência, de 116 páginas, destina-se tanto a cidadãos como a decisores políticos, funcionários da administração pública e trabalhadores do setor privado, uma vez que, segundo o slogan do projeto, o desenvolvimento é uma responsabilidade partilhada. Iniciando-se com uma explicação do conceito de CPD e da sua evolução, este guia oferece também um percurso pelas áreas referidas, baseado nos cinco estudos temáticos desenvolvidos no mesmo projeto.
O Guia de Ação Cidadã, de 48 páginas, destina-se a todos os cidadãos, tenham ou não conhecimento prévio da CPD e das suas áreas prioritárias. Através de um método interativo, por níveis de envolvimento e compromisso cívico, este Guia pretende dar também dicas práticas de como promover o desenvolvimento sustentável, a nível individual, comunitário e político.
Ambos os Guias estão disponíveis para consulta e distribuição gratuita no site do projeto: www.coerencia.pt
O Guia de Sobrevivência pode ser descarregado aqui
O Guia de Ação Cidadã pode ser descarregado aqui
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...


