FEC lança tradução de “Ação Climática para o Bem Comum” e “A Urgência das Alterações Climáticas”
A FEC traduziu dois papers da CIDSE: “Ação Climática para o Bem Comum: Refletir os princípios da Laudato Si na nossa resposta transformadora à crise climática” e “A Urgência das Alterações Climáticas: Rumo a um Novo Paradigma”
O primeiro documento “Ação Climática para o Bem Comum”, de novembro de 2017, foi lançado na COP23, em Bona, e oferece diretrizes para os membros da “família católica” e governos aplicarem os princípios da encíclica papal Laudato Si, de 2015, de modo a responder ao desafio das alterações climáticas.
O documento mais recente, “A Urgência das Alterações Climáticas”, foi lançado em setembro de 2018, poucas semanas antes da publicação do relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC), em preparação da COP24, que teve lugar em Katowice, em dezembro do mesmo ano. Este documento analisa dois setores cruciais na ação climática: a energia e os sistemas de produção alimentar. Nele, são propostas soluções concretas, que diferem radicalmente do atual paradigma de “crescimento” económico: o aumento da eficiência energética, passando pelo desinvestimento nos combustíveis fósseis, e a agroecologia são tidas como as grandes linhas de ação. Tal como o relatório do IPCC viria a confirmar, este documento assinala a importância de manter o aumento da temperatura a 1.5ºC relativamente aos níveis pré-industriais.
Ambos os documentos constituem uma importante peça de educação para a cidadania global e advocacia para a justiça climática, sobretudo no seguimento da COP24 e preparação da Cimeira do Clima convocada por António Guterres, que terá lugar dia 23 de setembro de 2019, em Nova Iorque.
Estes documentos estão disponíveis gratuitamente para consulta e distribuição. Pode descarregá-los aqui:
Ação Climática para o Bem Comum
A Urgência das Alterações Climáticas
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...


