“Livrotecas móveis” para distribuição na Província de Maputo, Moçambique
No âmbito do Projeto Raízes e Cultur@ foram construídas 25 “livrotecas móveis” para entrega a escolas públicas e comunitárias de educação de infância e ensino básico na Província de Maputo, abrangendo como beneficiários um total de 400 agentes educativos e 18.000 crianças.
Estas “livrotecas móveis” são compostas por livros destinados às crianças das escolas beneficiárias e foram produzidas por artesãos do Mozarte. Este modelo é inspirado nos tchovas que se encontram por todo o país. Tchova significa “empurrar” e o verbo é utilizado de forma metafórica no sentido de que a leitura ajuda a empurrar a vida para a frente.

Artesãos da Mozarte responsáveis pela construção das “livrotecas móveis”

Dr. Ludgero Gema, diretor da Mozarte
A atribuição destas “livrotecas móveis” é acompanhada de ações de formação aos educadores para que fiquem capacitados na sua dinamização, nomeadamente na dinamização da leitura e criação de histórias.
A entrega das “livrotecas móveis” e as formações serão realizadas logo que o Governo Moçambicano considere que estão reunidas as condições para a reabertura das escolas. Em Moçambique, assim como um pouco por todo o mundo, as escolas estão encerradas devido ao estado de emergência decretado em virtude da epidemia COVID-19.

Aguarda-se a reabertura das escolas para a entrega de 25 “livrotecas móveis”
O Projeto Raízes e Cultur@ tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconómico através de uma sociedade mais justa, inclusiva e tolerante, e é implementado pela FEC em parceria com a Khandlelo, Mozarte, IPEME entre outros Associados, e é financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P..
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

