Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

29 Mar, 2021

Pela primeira vez no projeto Tchovar | Empurrar pela educação de infância nos bairros de Maputo, em Moçambique, realizou-se uma atividade de Itinerância de Livrotecas Móveis na comunidade de Chamanculo C, em colaboração com a Escolinha Comunitária Mamanas de Chamanculo, um dos centros infantis beneficiários do projeto.

Na apresentação da Livroteca Móvel estiveram presentes 22 pessoas, maioritariamente crianças (10 raparigas e 8 rapazes), que ficaram muito entusiasmados com a possibilidade de usar a livroteca e os materiais lúdico didáticos que a compõe. De imediato, o fácil acesso aos materiais despertou a vontade e a imaginação das crianças, que começaram a contar histórias, usando a oralidade, ou através do desenho e da escrita. “O aprender brincando” foi a nota dominante nesta itinerância.

A diretora da Escolinha Comunitária, Filomena Cumbe, referiu que “as crianças divertiram-se muito e já vieram à porta da escolinha saber se vamos ter nova atividade no próximo sábado. Alguns pais e encarregados de educação também agradeceram o tempo dedicado às crianças”.

Durante a iniciativa decorreu também um momento de conto, com o livro “O pequeno Polegar”, dinamizado pelo assessor pedagógico do projeto em colaboração com as crianças, a diretora, as educadoras de infância da Escolinha Comunitária e o formador de Formação Humana.

De forma a abranger e envolver outras crianças e toda a comunidade, a itinerância terminou com uma “excursão” com a livroteca móvel por algumas ruas do bairro Chamanculo C, que aproximou adultos e crianças com curiosidade.

O Projeto Tchovar é uma parceria da FEC com a Khandlelo – Associação Para o Desenvolvimento Juvenil, com o apoio do financiador principal Fundação Calouste Gulbenkian e do cofinanciador Camões, I.P..

Últimas notícias…

“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres

“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres

A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

read more