Protocolo e Relatório de Ciclo de Melhoria apresentados em Bafatá

22 Set, 2021

Foram apresentados nos dias 16 e 17 de setembro, em Bafatá, o Relatório de Ciclo de Melhoria das 11 escolas-alvo, o Protocolo de Práticas e Instrumentos Orientadores da Ação Inspetiva e o Relatório de Avaliação Externa ao Modelo Educativo, elaborados no âmbito do Projeto Boa Governação e Transparência na Educação. Experiência Piloto entre Sociedade Civil e Estado na Região de Bafatá. Esta atividade contou com a participação dos Diretores e Subdiretores das escolas-alvo, Inspetores de Educação escolares, setoriais e o Inspetor Coordenador da região de Bafatá, assim como o Diretor Regional de Educação.

Esta atividade insere-se no projeto Boa Governação e Transparência na Educação, uma experiência piloto entre Sociedade Civil e Estado na região de Bafatá, financiado pela União Europeia na Guiné-Bissau e implementado pela FEC, em parceria com a Cáritas Diocesana de Bafatá.

O Protocolo de Práticas e Instrumentos Orientadores da Ação Inspetiva constitui um guia orientador do trabalho dos inspetores junto das escolas, foi elaborado em estreita colaboração com a Inspeção Geral de Educação do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior da Guiné-Bissau, com vista à melhoria da qualidade do serviço de educação e dos resultados escolares, elaborado no âmbito da Assessoria de Inspeção Educativa, assegurada pela Universidade de Évora.

O Relatório de Avaliação Externa ao Modelo Educativo será o resultado de todo o trabalho realizado. A sua estrutura fará parte das especificações técnicas do estudo, no qual se prevê a análise do progresso dos dados nos anos 2 e 3, tendo por base a baseline delineada no ano 1; incluir-se-ão conclusões e recomendações, nomeadamente a avaliação da possibilidade de replicação do modelo de intervenção para outras regiões e setores do país. Este Relatório foi elaborado no âmbito da Assessoria de Estudo e Avaliação em Educação, assegurada pela Universidade de Évora.

O Relatório de Ciclo de Melhoria de Boa Governação das Escolas-Alvo pretende, igualmente, evidenciar boas práticas e processos de melhoria nas áreas da boa governação, credibilidade, transparência e implementação das políticas educativas Guiné-Bissau; desempenho escolar e práticas inspetivas nas 11 escolas alvo da intervenção.

Últimas notícias…